A Era do Gelo (Ice Age) é um filme de comédia de aventura e animação norte-americano de 2002 produzido pela Blue Sky Studios e distribuído pela 20th Century Fox. O filme foi dirigido por Chris Wedge (em sua estreia na direção de longas-metragens) e codirigido por Carlos Saldanha a partir de um roteiro de Michael Berg, Michael J. Wilson e Peter Ackerman, baseado em uma história de Wilson.
O filme recebeu críticas positivas dos críticos e foi indicado ao 75º Oscar de Melhor Filme de Animação. Foi um sucesso de bilheteria e arrecadou mais de US$ 383,2 milhões, tornando-se o oitavo filme de maior bilheteria de 2002 e o filme de animação de maior bilheteria de 2002. Ele deu início à franquia Ice Age, sendo seguido por quatro sequências: A Era do Gelo 2 (2006), A Era do Gelo 3 (2009), A Era do Gelo 4 (2012) e A Era do Gelo: O Big Bang (2016).
Um spin-off e a sexta parcela geral, A Era do Gelo: As Aventuras de Buck, foi produzido pela Walt Disney Pictures sem o envolvimento da Blue Sky Studios e lançado como um filme direto para streaming no Disney+ em 2022. Dois especiais de feriado foram lançados: A Era do Gelo: Especial de Natal de 2011 (ocorrendo entre o terceiro e o quarto filme) e A Era do Gelo: A Grande Caçada aos Ovos de Páscoa de 2016 (ocorrendo entre o quarto e o quinto filme). Vários curtas-metragens de A Era do Gelo foram lançados entre 2002 e 2022.
Sinopse
Durante a Era do Gelo do Pleistoceno, um enorme grupo de animais, que estão migrando para o Sul, para fugir do inverno terrível que se aproxima. Dentre eles, dois acabam sendo deixados para trás: Manfred, um mamute ranzinza e anti-social, e Sid, uma preguiça tagarela e atrapalhada. Ambos acabam encontrando uma humana que deixa seu bebê com ambos antes de se jogar no rio. Eventualmente o grupo encontra um tigre-dente-de-sabre, Diego, que diz que irá guiá-los para o grupo de humanos, quando na verdade ele quer é levar o bebê para ser morto por seu bando, que tinha atacado a aldeia da mãe.