A Era do Gelo: O Big Bang (Ice Age: Collision Course) é um filme de comédia de aventura e animação americano de 2016 produzido pela Blue Sky Studios e distribuído pela 20th Century Fox. É a sequência de A Era do Gelo 4 (2012) e a quinta parcela da série de filmes A Era do Gelo. O filme foi dirigido por Michael Thurmeier e codirigido por Galen T. Chu (em sua estreia na direção de longas-metragens), a partir de um roteiro escrito por Michael Wilson, Michael Berg e Yoni Brenner, baseado em uma história concebida por Aubrey Solomon.
O filme recebeu críticas geralmente negativas dos críticos, que sentiram que a franquia havia seguido seu curso. Ele arrecadou US$ 408,5 milhões em todo o mundo contra um orçamento de produção de US$ 105 milhões, arrecadando abaixo das expectativas no mercado dos EUA, mas se saindo melhor internacionalmente. A Era do Gelo: O Big Bang foi o quinto e último filme da série A Era do Gelo a ser produzido pela Blue Sky Studios antes de seu fechamento em 10 de abril de 2021. Um spin-off independente, intitulado A Era do Gelo: As Aventuras de Buck, foi lançado em janeiro de 2022 na Disney+.
Sinopse
Após uma nova trapalhada de Scat, uma catástrofe cósmica ameaça a vida na Terra, obrigando Manny, Ellie, Diego, Shira e Sid a deixarem seus lares.