A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift) é um filme de comédia de aventura e animação americano de 2012 produzido pela Blue Sky Studios e distribuído pela 20th Century Fox. É a sequência de A Era do Gelo 3 (2009) e a quarta parte da série de filmes A Era do Gelo. O filme foi dirigido por Steve Martino e Michael Thurmeier a partir de um roteiro escrito por Michael Berg e Jason Fuchs, baseado em uma história concebida por Berg e a coprodutora Lori Forte.
O filme recebeu críticas mistas com elogios por suas performances, animação, trilha sonora, coração e humor, mas críticas por seu enredo e falta de originalidade. Ele arrecadou US$ 877 milhões em todo o mundo, marcando-o como o quinto filme de maior bilheteria de 2012 e o filme de animação de maior bilheteria de 2012. Uma sequência, A Era do Gelo: O Big Bang, foi lançada em 22 de julho de 2016.
Sinopse
Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação causa mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny, Diego e Siid estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto Ellie e a pequena Amora permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.