A Mulher Rei (The Woman King) é um filme de ação e aventura histórico americano de 2022 sobre as Agojie, a unidade guerreira exclusivamente feminina que protegeu oreino de Daomé, na África Ocidental, durante os séculos XVII a XIX. Ambientado na década de 1820, o filme é estrelado por Viola Davis como uma general que treina a próxima geração de guerreiros para lutar contra seus inimigos. É dirigido por Gina Prince-Bythewood e escrito por Dana Stevens, baseado em uma história que ela escreveu com Maria Bello. O filme também é estrelado por Thuso Mbedu, Lashana Lynch, Sheila Atim, Hero Fiennes-Tiffin e John Boyega.
Após a exibição no festival, o filme recebeu críticas geralmente positivas dos críticos, com elogios direcionados à performance de Davis e à coreografia de ação. No entanto, teve um desempenho inferior nas bilheterias, especialmente fora da América, e recebeu críticas por distorção histórica da escravidão. No 28º Critics' Choice Awards, o filme recebeu indicações para Melhor Figurino, Melhor Elenco de Atuação, Melhor Diretor e Melhor Atriz para Davis. Além disso, Davis também recebeu indicações de Melhor Atriz no Globo de Ouro, Screen Actors Guild, BAFTA Film Awards e NAACP Image Awards.
Sinopse
Em 1800, o general Nanisca treina um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de Dahomey de um inimigo estrangeiro.