A Nova Onda do Imperador (The Emperor's New Groove) é um filme de comédia de fantasia e animação americano de 2000 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Mark Dindal e produzido por Randy Fullmer, a partir de um roteiro de David Reynolds e uma história de Dindal e Chris Williams. O elenco de dubladores conta com David Spade, John Goodman, Eartha Kitt, Patrick Warburton e Wendie Malick.
O filme teve um desempenho decepcionante nas bilheterias em comparação com os filmes da Disney lançados na década de 1990, arrecadando US$ 169,5 milhões com um orçamento de US$ 100 milhões. No entanto, o filme obteve maior sucesso quando foi lançado para mídia doméstica e se tornou o DVD mais vendido de 2001. Nos anos desde seu lançamento, A Nova Onda do Imperador conquistou seguidores cult entre os fãs. Recebeu críticas geralmente positivas dos críticos. Foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original pela música "My Funny Friend and Me"; esse prêmio foi para "Things Have Changed" de Bob Dylan, de Garotos Incríveis. Uma sequência lançada diretamente em vídeo, A Nova Onda do Kronk, foi lançada em 2005, e um spin-off animado, A Nova Escola do Imperador, foi ao ar no Disney Channel de 2006 a 2008.
Sinopse
O jovem e arrogante Imperador Kuzco é transformado em uma lhama por sua poderosa mentora chamada Yzma. Perdido na floresta, a única chance de Kuzco recuperar seu trono é com a ajuda de Pacha, um humilde camponês. Juntos, eles precisam enfrentar a bruxa Yzma antes de concluir sua jornada.