
Animax foi a filial para América Latina do canal japonês dedicado à animação japonesa pertencente à Sony Entertainment Television.
A sede central do Animax se localiza no distrito de Minato, em Tokyo, onde a transmissão foi iniciada em 1 de junho de 1998. O sinal latino-americano foi lançado no dia 31 de julho de 2005, substituindo o canal Locomotion. A sede regional ficava em Caracas, na Venezuela, onde também se localizavam os canais irmãos Sony Entertainment Television (atualmente Sony Channel) e AXN, pertenecentes a Sony Pictures Television International.
Entre os anos de 2005 e 2008, o Animax foi um canal com 24h de programação voltada a animação oriental, até que em maio do último ano ele começou a também veicular conteúdo live-action licenciado e distribuído pela Sony Pictures.
Em 3 de maio de 2010, o canal se renovou apresentando novo conteúdo e novo logotipo, se tornando cada vez mais um canal voltado para live-actions, até abandonar em definitivo uma programação voltada para animação japonesa em 2011, passando a se chamar Sony Spin em 1º de maio daquele ano.
Produções[]
Se listam apenas as produções cujas dublagens foram encomendadas diretamente pelo canal:
Dubladas em São Paulo[]
- 009-1
- Baby Baachan
- Basilisk: O Pergaminho Secreto dos Kouga
- Beast Fighter: The Apocalypse
- Black Cat
- Black Jack
- Bokurano
- Burst Angel
- Crayon Shin-chan (2ª temporada)
- Dancouga Nova (Não-Veiculado)
- Dear Boys
- Di Gi Charat Nyo
- DNA²
- Excel Saga
- Fate/stay night
- Fullmetal Alchemist
- Fullmetal Alchemist: Brotherhood
- Galaxy Angel
- Gallery Fake (Não-Veiculado)
- Gantz
- GetBackers
- Hell Girl
- Hellsing
- Humanoid Monster Bem
- Hungry Heart: Wild Striker
- Hunter x Hunter
- Hunter x Hunter (OVA)
- Hunter x Hunter: Greed Island
- I'm Gonna Be An Angel!
- Immoral Sisters (Não-Veiculado)
- Initial D
- Kazemakase Tsukikage Ran
- Last Exile
- Martian Successor Nadesico
- Mythical Sleuth Loki
- Mushishi
- Musumet: As Justiceiras
- Neon Genesis Evangelion (Redublagem)
- Noir
- Nodame Cantabile
- O Conde de Montecristo
- Pita Ten
- Planet Survival
- Power Dolls
- R.O.D. the TV
- S-Cry-ed
- Samurai 7
- Serial Experiments Lain
- Solty Rei
- Speed Grapher
- Steel Angel Kurumi
- Stratos 4
- Super Submarino 99
- Legend of Blue
- The Prince of Tennis (eps. 1-97)
- The Super Milk-chan Show
- The Twelve Kingdoms
- Trinity Blood
- Tsukihime, Lunar Legend
- Twin Spica
- Vandread
- Wolf's Rain
- XxxHolic
- .hack//Legend of the Twilight
- .hack//SIGN
Locutores[]
Notas[]
- O canal firmou exclusividade com o estúdio Álamo na altura. Basicamente todas as suas dublagens originais foram feitas no estúdio. Ainda que a Sony enquanto proprietária do canal trabalhasse com outros estúdios, como a Dublavídeo, o Animax em si dublou praticamente toda a sua programação original na Álamo.
- Algumas séries como Serial Experiments Lain foram herdadas da programação da finada Locomotion, onde haviam sido exibidas apenas com legendas. Como não haviam recebido dublagem até então, o canal providenciou dublagens para as mesmas, feitas no estúdio Álamo.
- Apenas conteúdos que foram comprados com outras distribuidoras e tiveram suas dublagens produzidas por elas, como Bleach, Death Note e Cowboy Bebop: O Filme, tiveram dublagens exibidas no Animax produzidas por outros estúdios.
- Há também casos de séries compradas com outros distribuidores, como The Prince of Tennis e Hunter x Hunter, compradas com a Televix, que tiveram suas dublagens produzidas pelo canal em si ao invés das distribuidoras.
- Há também o caso de Crayon Shin-chan, cuja primeira temporada já havia sido dublada em 2002 pela Parisi Vídeo para exibição na Fox Kids. Com a aquisição da 2ª temporada, o Animax encomendou por conta própria a dublagem dos episódios restantes na Álamo, mantendo na medida do possível as vozes da primeira.
- Algumas séries como Dangouca Nova, Immoral Sisters e Gallery Fake, além da segunda temporada de Hell Girl, tiveram dublagens encomendadas e produzidas pelo canal então na Álamo. Porém, nunca chegaram a ser veiculadas oficialmente por razões desconhecidas. O que se especula é que a mudança de foco do canal na época fez com que estes projetos ficassem engavetados. Immoral Sisters ainda conta com o fator adicional de ser um hentai, o que destoaria bastante do resto da programação do canal.