Clube da Luta (Fight Club) é um filme de 1999 dirigido por David Fincher, baseado no livro de Chuck Palahniuk. O filme é protagonizado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Norton representa o protagonista anônimo, um "homem comum" que está descontente com o seu trabalho de classe média na sociedade americana. Ele forma um "clube de combate" com o vendedor de sabonetes Tyler Durden, representado por Brad Pitt, e se envolve com uma mulher dissoluta, Marla Singer, representada por Helena Bonham Carter.
O filme não atendeu às expectativas do estúdio nas bilheterias e recebeu reações polarizadas dos críticos. Foi classificado como um dos filmes mais controversos e comentados da década de 1990. No entanto, Clube da Luta mais tarde encontrou sucesso comercial com seu lançamento em vídeo caseiro, estabelecendo-o como um clássico cult e fazendo com que a mídia revisitasse o filme. Em 2009, em seu décimo aniversário, o The New York Times o apelidou de "filme cult definidor do nosso tempo".
Sinopse
Um homem deprimido que sofre de insônia conhece um estranho vendedor chamado Tyler Durden e se vê morando em uma casa suja depois que seu perfeito apartamento é destruído. A dupla forma um clube com regras rígidas onde homens lutam. A parceria perfeita comprometida quando uma mulher, Marla, atrai a atenção de Tyler.