Deadpool & Wolverine é um filme de super-herói estadunidense baseado nos personagens Deadpool e Wolverine, da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios, Maximum Effort, e 21 Laps Entertainment, e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É o trigésimo quarto filme do Universo Cinematográfico Marvel (UCM) e a sequência de Deadpool (2016) e Deadpool 2 (2018). O filme é dirigido por Shawn Levy a partir de um roteiro da equipe de roteiristas com Ryan Reynolds, Rhett Reese, Paul Wernick, Zeb Wells e Levy. Reynolds e Hugh Jackman estrelam como Deadpool e Wolverine, respectivamente, ao lado de Emma Corrin, Morena Baccarin, Rob Delaney, Leslie Uggams, Aaron Stanford e Matthew Macfadyen em papéis coadjuvantes.
Deadpool & Wolverine estreou em 22 de julho de 2024, no David H. Koch Theatre em Nova York, foi lançado no Brasil em 25 de julho de 2024 e nos Estados Unidos em 26 de julho de 2024, como parte da Fase Cinco do UCM. Ele estabeleceu um recorde para a estreia de maior bilheteria para um filme classificado como R, e atualmente arrecadou mais de US$ 1.3 bilhão em todo o mundo, tornando-se o segundo filme de maior bilheteria de 2024 e o sétimo filme de maior bilheteria do UCM.
Sinopse
Um apático Wade Wilson trabalha duro na vida civil. Seus dias como mercenário moralmente flexível, Deadpool, ficou para trás. Quando seu planeta enfrenta uma ameaça, Wade deve relutantemente vestir-se novamente com um ainda mais relutante... relutante? Mais relutante? Ele deve convencer um Wolverine relutante em... P****. As sinopses são tão estúpidas.
Curiosamente, Simões não dublava o personagem desde 1998 devido as sequênciasdos filmes de Blade terem sido dubladas em São Paulo, resultando nele sendo substituído por Wellington Lima e Nelson Machado, respectivamente.
Clécio Souto não reprisou como Tocha Humana, sendo mantido Duda Espinoza que atualmente dubla o ator no UCM. A razão por trás disso se deveu a substituição de Souto por suas divergências contra a Disney durante a época de lançamento de Capitão América: Guerra Civil.
Mário Tupinambá não reprisou como Happy Hogan, devido ao fato de que parou de trabalhar no estúdio desde 2021, sendo substituído por Wilken Mazzei, voz do personagem desde a segunda temporada de What... If?.
José Augusto Sendim não voltou a dublar o personagem Buck como nos filmes anteriores, por motivos desconhecidos, sendo substituído por Lacarv.
Ricardo Telles não retornou para dublar Fanático devido ao recast de seu ator, sendo, por sua vez, substituído por Marcelo Matos.
Guilherme Briggs não pode dublar Henry Cavill no filme devido a Disney não aceitar dublagem via Home Office por questões de sigilo.
Isabella Koppel não reprisou seu papel como Laura / X-23, sendo substituída por Carol Roberto (escalada em decorrência de ter dublado a atriz da personagem na série The Acolyte). Apesar disso, Isabella ainda participou da dublagem do filme.
Embora Sérgio Cantú tenha sido responsável tanto pela direção da dublagem quanto da tradução e adaptação do filme, curiosamente ele dublou Pyro em X-Men 2.