Detetive Conan: O Punho da Safira Azul (名探偵コナン 紺青の拳 Detective Conan Movie 23: The Fist of Blue Sapphire) é um longa de animação japonesa dirigida por Chika Nagaoka, escrita por Takahiro Ōkura e produzida pela TMS Entertainment. É o vigésimo terceiro longa baseado na franquia Detective Conan. Estreou no Brasil via HBO Max em janeiro de 2022.
Sinopse
A maior safira azul do mundo, o "punho de lápis azul", disse ter afundado em um navio pirata no final do século 19, nas costas de Cingapura. Um milionário local planeja resgatá-lo e, quando ele é exibido em uma exposição no hotel Marina Sands de Singapura, ocorre um assassinato. Um cartão de anúncio de Kaitō Kid ensanguentado é encontrado na cena do crime.
Nesse ínterim, Ran e Sonoko vieram a Cingapura para assistir a um torneio de caratê realizado lá. Conan, que não tem passaporte e não pode viajar para o exterior, deveria ficar em casa. Mas Kid, que quer se aproveitar dele, usa um truque mágico para arrastá-lo à força para Cingapura. Conan deve obedecer a Kid se quiser voltar ao Japão, pega seus óculos, relógio de pulso e roupas, entre outros, que foram roubados dele e ele tem que se disfarçar.
Ran, que não sabe quem ele é, pergunta seu nome e ele improvisa o nome de Arthur Hirai. Kid eventualmente obtém informações sobre o "punho" que está sendo armazenado no cofre subterrâneo de uma mansão. Justamente quando ele estava pensando que tinha entrado com muita facilidade, ele encontra uma armadilha perigosa esperando por ele. Diante dele está o karateca mais forte com 400 vitórias consecutivas: Makoto Kyogoku.