Frozen II é um filme de animação musical de fantasia americano de 2019 produzido pela Walt Disney Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures como a sequência de Frozen: Uma Aventura Congelante (2013). Produzido por Peter Del Vecho, o filme foi dirigido por Chris Buck e Jennifer Lee a partir de um roteiro de Lee. Os diretores coescreveram a história com Marc Smith, Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez. É estrelado pelas vozes de Kristen Bell, Idina Menzel, Josh Gad e Jonathan Groff.
O filme recebeu críticas geralmente positivas dos críticos, embora tenha sido considerado inferior ao seu antecessor. O filme arrecadou US$ 1,450 bilhão em todo o mundo, terminando sua exibição nos cinemas como o terceiro filme de maior bilheteria de 2019, o décimo filme de maior bilheteria da história e o segundo filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos. Também deteve o título de abertura mundial de maior bilheteria para um filme de animação por três anos. Frozen II recebeu uma indicação para Melhor Canção Original no 92º Oscar, entre vários outros elogios. Duas sequências estão em desenvolvimento, com a primeira programada para lançamento em 2026.
Sinopse
De volta à infância de Elsa e Anna, as duas garotas descobrem uma história do pai, quando ainda era príncipe de Arendelle. Ele conta às meninas a história de uma visita à floresta dos elementos, onde um acontecimento inesperado teria provocado a separação dos habitantes da cidade com os quatro elementos fundamentais: ar, fogo, terra e água. Esta revelação ajuda Elsa a compreender a origem de seus poderes.
É o quinto filme do Walt Disney Animation Studios a ter seu elenco brasileiro durante os créditos finais e o terceiro nas versões DVD e Blu-ray, depois de Zootopia e WiFi Ralph;
O filme contem erro de mixagem durante "Vem Mostrar", que é considerada a mais importante do filme. O erro não consta na versão da trilha sonora que foi liberada em plataformas digitais meses antes;
Myra Ruiz fez as primeiras gravações musicais em São Paulo, logo antes de viajar para o Rio, onde iria fazer shows, e terminar as gravações dos diálogos e músicas;
Nandu Valverde viajou de São Paulo pro Rio de Janeiro pra dirigir as músicas com os cantores principais.
Todo o coro foi feito em São Paulo.
Sobre o elenco[]
Quando Elsa está no Ahtohallan vendo suas memórias, os áudios são do filme original. Isso inclui as vozes de Anna e Elsa crianças gravados por Eduarda Móras e Alice Lieban na dublagem do primeiro filme, enquanto no inicio do filme, foram Luna Rabelo e Letícia Japiassú.
Apresentação Oscar 2020[]
Taryn seria originalmente chamada para a performance de "Into the Unknown" que punha Idina Menzel com outras Elsas do mundo, mas por conta do falecimento da atriz latina Andrea Arruti que fez a Elsa adolescente, foi substituída pela Carmen Sarahí, representando toda a America Latina.