O filme arrecadou mais de US$ 869 milhões em todo o mundo, tornando-se o oitavo filme de maior bilheteria de 2017, ao mesmo tempo em que superou seu antecessor. Recebeu elogios por seus visuais, direção, trilha sonora, sequências de ação, humor e performances, embora alguns críticos o tenham considerado inferior ao original. Ele recebeu uma indicação para Melhores Efeitos Visuais no 90º Oscar. Uma sequência, Guardiões da Galáxia Vol. 3, foi lançada em 5 de maio de 2023, precedida pelo especial do Disney+Guardiões da Galáxia: Especial de Festas em novembro de 2022.
Sinopse
Uma poderosa raça alienígena contrata os Guardiões para proteger suas valiosas baterias de energia, mas quando Rocket as rouba, os alienígenas enviam suas tropas de combate para se vingar dos Guardiões. Enquanto tentam escapar com vida, eles tentam resolver o mistério das verdadeiras origens de Peter Quill.
Diferente do primeiro filme, o ator Vin Diesel não se dublou interpretando Groot, para isso foi escalado o dublador Duda Ribeiro que se tornou a voz do personagem no UCM, dublando o personagem em todas as suas aparições até o momento.