Hércules (Hercules) é um filme de comédia musical de fantasia animado americano de 1997 produzido pela Walt Disney Feature Animation para a Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no lendário herói Héracles (conhecido no filme por seu nome romano, Hércules), um filho de Zeus na mitologia grega. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, ambos os quais também produziram o filme com Alice Dewey Goldstone. O roteiro foi escrito por Clements, Musker, Donald McEnery, Bob Shaw e Irene Mecchi.
O filme recebeu críticas geralmente positivas dos críticos de cinema, com a atuação de James Woods como Hades recebendo elogios particulares, mas a animação (particularmente o estilo visual) e a música receberam uma resposta mista. O filme teve um desempenho inferior em seu lançamento nos cinemas, notavelmente em comparação com os filmes de animação anteriores da Disney, arrecadando US$ 252,7 milhões em receita de bilheteria em todo o mundo.
Sinopse
Hercules, filho dos deuses, foi capturado quando bebê por Hades e forçado a viver entre os mortais como metade homem e metade deus. Agora um adolescente, Hércules precisa realizar um rito de passagem na Terra para provar-se digno de viver com os deuses do Monte Olimpo. Com seu ajudante sátiro e corajoso Filoctetes, Hércules deve aprender a usar sua força para derrotar uma série de criaturas malignas.