Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Philosopher's Stone) é um filme britânico-estadunidense de 2001, dos gêneros aventura e fantasia, dirigido por Chris Columbus e produzido por David Heyman, a partir de um roteiro de Steve Kloves, baseado no romance de 1997 do mesmo nome de JK Rowling. É a primeira parcela da série de filmes Harry Potter. O filme é estrelado por Daniel Radcliffe como Harry Potter, com Rupert Grint como Rony Weasley e Emma Watson como Hermione Granger. A história segue o primeiro ano de Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts quando ele descobre que é um bruxo famoso e inicia sua educação formal em bruxo.
Tornou-se um sucesso comercial e de crítica, arrecadando US$ 974 milhões de bilheteria mundial durante sua exibição inicial e mais de US$ 1 bilhão com relançamentos subsequentes. Tornou-se o filme de maior bilheteria de 2001 e o segundo filme de maior bilheteria na época. O filme foi indicado a vários prêmios, incluindo Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Foi seguido por sete sequências, começando com Harry Potter e a Câmara Secreta em 2002 e terminando com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 em 2011.
Sinopse
Harry Potter é um garoto órfão que vive infeliz com seus tios, os Dursleys. Ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente, Harry é impedido de ler a carta por seu tio, mas logo recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega para levá-lo até a escola. Harry adentra um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo diversas aventuras com seus novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.
Tanto a dublagem quanto as legendas do filme foram feitas com auxílio de Lia Wyler, tradutora de todos os livros da saga, que concedeu aos responsáveis pela tradução do longa glossários feitos pela própria que continham todas as adaptações feitas por ela durante os livros (exemplos: Nomes próprios, apelidos, nomes de espécies, feitiços, nomes de objetos, etc.)[1]. Tais adaptações foram usadas também nos outros filmes e são usadas em outras mídias até os dias de hoje.