Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire) é um filme britânico-estadunidense de 2005, dirigido por Mike Newell a partir de um roteiro de Steve Kloves, baseado no romance homônimo de 2000 de JK Rowling. É a sequência de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e o quarto filme da série de filmes Harry Potter. O filme é estrelado por Daniel Radcliffe como Harry Potter, ao lado de Rupert Grint e Emma Watson como os melhores amigos de Harry, Rony Weasley e Hermione Granger, respectivamente. A história segue o quarto ano de Harry em Hogwarts quando ele é escolhido pelo Cálice de Fogo para competir no Torneio Tribruxo.
Cálice de Fogo teve um sucesso imenso de bilheteria, arrecadando US$ 896 milhões em todo o mundo, o filme de maior bilheteria de 2005 e o sexto filme de maior bilheteria da série. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte e ganhou o Prêmio BAFTA de Melhor Design de Produção. Cálice de Fogo foi o segundo filme da série a ser lançado em IMAX. O filme é um dos episódios mais bem avaliados da série, sendo elogiado pelo maior nível de maturidade e sofisticação de seus personagens, história, tom, roteiro e atuação dos atores principais. Foi seguido por Harry Potter e a Ordem da Fênix em 2007.
Sinopse
Harry retorna para seu quarto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, junto com os seus amigos Rony e Hermione. Desta vez, acontece um torneio entre as três maiores escola de magia, com um participante selecionado de cada escola, pelo Cálice de Fogo. O nome de Harry aparece, mesmo não tendo se inscrito, e ele precisa competir.
Tanto a dublagem quanto as legendas do filme foram feitas com auxílio de Lia Wyler, tradutora de todos os livros da saga, que concedeu aos responsáveis pela tradução do longa glossários feitos pela própria que continham todas as adaptações feitas por ela durante os livros (exemplos: Nomes próprios, apelidos, nomes de espécies, feitiços, nomes de objetos, etc.)[1]. Tais adaptações foram usadas também nos outros filmes e são usadas em outras mídias até os dias de hoje.