Homem-Aranha (Spider-Man) é um filme de super-herói estadunidense de 2002, baseado no personagem homônimo da Marvel Comics criado por Stan Lee e Steve Ditko. Dirigido por Sam Raimi a partir de um roteiro de David Koepp, é a primeira parte da trilogia de filmes Homem-Aranha, produzido pela Columbia Pictures em associação com a Marvel Enterprises e Laura Ziskin Productions, e distribuído pela Sony Pictures Releasing. É estrelado por Tobey Maguire como o personagem titular, ao lado de Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson e Rosemary Harris.
Homem-Aranha recebeu críticas positivas do público e da crítica, que elogiaram a direção de Raimi, a história, as atuações, os efeitos visuais, as sequências de ação e partituras musicais. Foi o primeiro filme a atingir cem milhões de dólares em um único final de semana, bem como o filme de maior sucesso baseado em história em quadrinhos na época. Com uma bilheteria bruta de mais de US$ 825 milhões em todo o mundo, foi o terceiro filme de maior bilheteria de 2002, o filme de super-herói de maior bilheteria e o sexto filme de maior bilheteria geral na época de seu lançamento.
O filme recebeu indicações para os prêmios de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais durante a 75ª cerimônia do Óscar, entre vários outros prêmios. Homem-Aranha é bastante creditado pela redefinição do gênero moderno de super-heróis; após seu sucesso, o filme gerou duas sequências, Homem-Aranha 2 e Homem-Aranha 3, lançadas em 2004 e 2007, respectivamente. Tobey Maguire e Willem Dafoe mais tarde reprisaram seus papéis no filme Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021) do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), que trata do conceito de multiverso e ligava a trilogia de Raimi ao MCU.
Sinopse
Peter Parker é um aluno tímido do ensino médio em Nova York, que após ser picado por uma aranha geneticamente modificada durante uma visita a Universidade de Columbia, ganha poderes aracnídeos sobre-humanos: força proporcional à de um inseto, capacidade de aderir às paredes, capacidade de segregar e lançar teias semelhantes a teias de aranha e um "senso aracnídeo" que o avisa dos perigos que podem-o perseguir.
Orlando Drummond, dublador de Bernard, deu voz ao JJJ na primeira dublagem da série. Já o Alfredo Martins, dublador do Dr. Stromm, deu voz ao Homem-Aranha na já citada série.