Dublapédia

- Olá, seja bem-vindo a wiki sobre Dublagem Brasileira.

Visite nossa página de comunidade para saber como contribuir.

É dublador? Veja como se tornar um Usuário Verificado

Dúvidas ou sugestões aqui -

LEIA MAIS

Dublapédia
Advertisement


Ionei Silva (Uberlândia, 5 de fevereiro de 1942 - Uberlândia, 22 de julho de 2013), foi um dublador, ator, radialista e diretor de dublagem brasileiro.

Biografia[]

Em Uberlândia, foi radialista e diretor da Rádio Educadora. Depois foi para a Rádio Bela Vista e quando a mesma faliu, Ionei foi para São Paulo. Lá, ele passou por dificuldades até conseguir emprego numa rádio. Pouco tempo depois, um amigo o convidou para fazer dublagens em um estúdio onde trabalhava. Até aquele momento, Ionei nunca havia feito dublagens. Lá ele fez testes e foi aprovado, iniciando sua carreira de dublador em 1958, aos 16 anos, ficando em São Paulo durante 10 anos. Depois recebeu um convite do Rio de Janeiro para dirigir na Cinecastro, lugar este onde ele ficou por pouco menos de dois anos, pois ela acabou falindo também. Logo após, foi trabalhar em estúdios como a Herbert Richers, Peri Filmes, e Delart, sendo bastante ativo nos anos 80. Com sua voz anasalada e inconfundível, ele dublou diversos personagens de desenhos, filmes, seriados e novelas.

Morreu em Uberlândia no dia 22 de julho de 2013, aos 71 anos. Segundo a irmã dele, Ileni Silva Torres, o dublador fez uma cirurgia na vesícula, mas morreu após complicações provocadas por uma inflamação.

“Vivi tudo o que quis, trabalhei muito com amor, mas já foi. Não me arrependo de nada, mas não vivo de saudosismo”, disse Ionei Silva em entrevista ao Correio de Uberlândia, publicada em novembro de 2009. Sobre a quantidade de personagens que dublou, afirmou na mesma entrevista: “Foram tantos nem tenho ideia da quantidade. Cumpria jornada de segunda a sexta-feira, o dia todo. É impossível saber quantos trabalhos eu fiz”.

Curiosidades[]

  • Ionei achava que dublar personagens de língua japonesa era um desafio, porque a tradução vinha muito maior do que o ator falava no original, e por isso ele alega que precisava ficar "adaptando, improvisando ou inventando algo".
  • Foi o primeiro diretor de dublagem de carteira assinada do País.
  • Antes de conseguir se estabelecer como dublador em São Paulo trabalhou como tintureiro, feirante e vendedor de enciclopédias.

Trabalhos em Dublagem[]

Filmes[]

Danny DeVito[]

  • Com a Corda no Pescoço (1978) - Hog
  • Laços de Ternura (1983) - Vernon Dahlart
  • Executivos em Apuros (1985) - Frank Stedman

Richard Pryor[]

  • O Expresso de Chicago (1976) - Grover Buldoon
  • O Brinquedo (1982) - Jack Brown
  • Apuros e Trapalhadas de um Herói (1982) - Eddie Keller

Christopher Lloyd[]

John Fiedler[]

  • Um Estranho Casa (1968) - Vinnie
  • Bravura Indômita (1969) - Chen Lee

Ned Beatty[]

Outros[]

Séries[]

Animações Ocidentais[]

Frank Welker[]

Mel Blanc[]

Longas[]

Séries[]

Animes[]

Séries[]

Tokusatsus[]

Séries[]

  • O Regresso de Ultraman (1971) - Ultraman Jack (Eiichi Kikuchi)

Longas[]

Novelas[]

Comerciais[]

Advertisement