Irmão Urso (Brother Bear) é um filme americano de animação musical, fantasia, comédia dramática de 2003, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Aaron Blaise e Robert Walker (em sua estreia na direção) e produzido por Chuck Williams, a partir de um roteiro escrito por Tab Murphy, Lorne Cameron, David Hoselton e a equipe de roteiristas de Steve Bencich e Ron J. Friedman.
Irmão Urso foi lançado nos Estados Unidos em 1º de novembro de 2003, recebendo críticas mistas da crítica e recebeu uma indicação de Melhor Filme de Animação no 76º Oscar, perdendo para Procurando Nemo, da Pixar. O filme arrecadou US$ 250 milhões contra um orçamento de US$ 46 milhões. Uma sequência direta para vídeo, Irmão Urso 2, foi lançada em 29 de agosto de 2006.
Sinopse
Kenai é um bravo jovem índio com uma aversão especial por ursos. Quando seu irmão Sitka é morto por um, Kenai mata o urso, mas é magicamente transformado em um deles. Para piorar a situação, seu outro irmão, Denahi, jura matar o urso que Kenai se tornou. A única esperança de Kenai é uma montanha mágica, onde ele acredita que pode ser transformado de volta em um ser humano e ele pede a Koda, um verdadeiro filhote de urso, para ajudá-lo a chegar lá.