Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (Jurassic Park) é um filme estadunidense de ficção cientifica e aventura de 1993, dirigido por Steven Spielberg e baseado no romance com o mesmo nome, escrito por Michael Crichton. Produzido pela Amblin Entertainment e distribuído pela Universal Studios, é estrelado por Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Ariana Richards, Joseph Mazzello, Samuel L. Jackson e Bob Peck.
Recebeu críticas geralmente favoráveis, destacando-se os efeitos visuais, a trilha sonora composta por John Williams e a direção de Spielberg, apesar de ressalvas à falta de desenvolvimento da história e personagens em oposição aos efeitos. Arrecadou mais de US$ 914 milhões mundialmente, tornando-se o filme de maior bilheteria da história até o lançamento de Titanic, em 1997.
John Hammond criou recentemente o Jurassic Park, um parque temático habitado por dinossauros clonados a partir do DNA extraído de insetos preservados em âmbar pré-histórico. O parque está localizado na Ilha Nublar, próxima à Costa Rica. Depois que um operário do parque é atacado por um velocirraptor, os investidores de Hammond, representados pelo advogado Donald Gennaro, exigem que especialistas visitem o parque e verifiquem se ele é seguro. Gennaro convida o matemático Ian Malcolm, enquanto Hammond convida o paleontólogo Alan Grant e a paleobotânica Ellie Sattler, que se juntam na ilha aos dois netos de Hammond, Tim e Lex Murphy.
Desde 2020, a Globo transmite o filme com a dublagem feita para cinema, da Álamo, em vez da dublagem feita na Herbert Richers que foi encomendada pelo próprio canal.
↑[1] MERTEN, Luiz Carlos. Prepare os nervos, os dinossauros chegaram. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 de junho de 1993, Caderno 2, p. 47. Acesso em: 10 de maio de 2022.