Lilo & Stitch é um filme de animação americano de 2002, do gênero comédia dramática e ficção científica, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi escrito e dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois (em suas estreias na direção de longas-metragens) e produzido por Clark Spencer, baseado em uma história original criada por Sanders.
O filme recebeu críticas positivas dos críticos, que elogiaram sua história, humor, charme e originalidade. Produzido com um orçamento de US$ 80 milhões e promovido com uma campanha de marketing que destacou suas esquisitices, foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$ 273 milhões em todo o mundo. Foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Animação no 75º Oscar, mas perdeu para A Viagem de Chihiro. O sucesso do filme fez dele um destaque da era renascentista pós-animação da Disney nos anos 2000, gerando uma franquia que inclui três sequências direto para vídeo, começando com Stitch! O Filme, e três séries de televisão.
Sinopse
Lilo é uma garota que adora cuidar de animais menos favorecidos. Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes. Até que, em um belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch, um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Agora, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, ficando amigo de Lilo.