Dublapédia

- Olá, seja bem-vindo a wiki sobre Dublagem Brasileira.

Visite nossa página de comunidade para saber como contribuir.

É dublador? Veja como se tornar um Usuário Verificado

Dúvidas ou sugestões aqui -

LEIA MAIS

Dublapédia
Dublapédia
20 557
páginas

Mário Monjardim Filho (Vitória, 16 de janeiro de 1935 - Rio de Janeiro, 30 de julho de 2021) foi um ator, dublador e diretor de dublagem brasileiro. Na dublagem, se consagrou por ter sido a voz do coelho Pernalonga e também do Frangolino nas animações dos Looney Tunes e Salsicha Rogers nos desenhos do Scooby Doo.

Biografia[]

Mário Monjardim Filho nasceu em 16 de janeiro de 1935, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Começou sua carreira em 1954, na Rádio Vitória aprovado pelo diretor José Américo.

Carreira na Rádio[]

Em 1958, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Nacional, por convite de José Américo que havia se transferido para lá. Mário ficou até 1965 na empresa.

Carreira como Ator[]

Na televisão, entrou no começo da Rede Globo pelas mãos do diretor Graça Melo, e foi um dos pioneiros da empresa, participando de séries como a primeira versão de Carga Pesada, e os programas humorísticos Chico Anísio Show e Os Trapalhões, ambos os 3 na década de 1980.

Carreira na dublagem[]

Na dublagem entrou no ano em que chegou no Rio, em 1959, na empresa ZIV. Nos anos 60, foi contratado e passou a trabalhar na Herbert Richers, na qual também atuou como diretor de dublagem. No estúdio, consagrou-se como um dos maiores dubladores e diretores da casa. Teve uma reputação de ser um diretor que não era intransigente e nem rígido (diferente da maioria dos diretores do estúdio), o que facilitou no aprimoramento de vários dubladores menos experientes na Herbert Richers. Mário tinha uma característica bem peculiar: enchia as falas com muitos improvisos e maneirismos que davam um tom mais natural e divertido para os personagens, ainda mais os de desenhos animados, bem como também muitas vezes dava liberdade para os dubladores para que fizessem esses improvisos. Também foi diretor de dublagem na Delart entre os anos 90 e 2010.

Vida Pessoal[]

Mário era casado com Branca Monjardim, ex-diretora musical que trabalhou em diversos estúdios, com quem teve 5 filhos: Marcus, André, Júlio, Leyla e Mário. Destes, Júlio Monjardim é dublador e Leyla Monjardim já atuou como cantora em dublagens. É também avô da dubladora Giulia Monjardim. Mário também já foi casado com Zoraida Barreto.

A partir dos anos 90, Mário Monjardim passou a dublar apenas em três estúdios: Herbert Richers, Delart e Cinevídeo. Também passou a dirigir apenas na Herbert Richers e na Delart. Nos anos de 2010, após o fechamento da Herbert Richers, passou a dublar e dirigir somente na Delart, tendo ocasionalmente feito algumas dublagens na Wan Marc, Audio Corp e Audio News.

AVC e Morte[]

Em março de 2017, Mário sofreu um grave AVC que fragilizou sua saúde e prejudicou sua fala e mobilidade, e por conta disso, se aposentou da dublagem.

Mário faleceu no dia 30 de julho de 2021, aos 86 anos, em decorrência das sequelas do AVC que havia sofrido em 2017. Sua morte foi noticiada e lamentada por vários amigos dubladores e também por fãs de longa data. Em uma triste coincidência, Mário faleceu apenas 3 dias depois de Orlando Drummond, seu grande amigo e parceiro na dublagem por mais de 40 anos.

Trabalhos em Dublagem[]

Matthew Lillard[]

Filmes[]
Animações (Longas, Séries)[]

Eric Jacobson[]

Filmes[]
Séries[]

Stan Lee[]

Filmes[]
Séries[]
  • Entourage: Fama e Amizade (2004-2011) - Ele Mesmo

Filmes[]

Gene Wilder[]
Outros[]

Séries[]

Animações Ocidentais[]

Séries[]

Longas[]

Animes[]

Séries[]
Longas[]

Tokusatsus[]

Novelas

Camila (1998) - Luis Lavalle (Rafael Inclán)

Games[]

Trabalhos em Direção de Dublagem[]

Delart[]

Filmes[]

Séries[]

Animações Ocidentais[]

Filmes[]
Séries[]

Herbert Richers[]

Filmes[]

Séries[]

Animações Ocidentais[]

Séries[]
Especiais[]

Animes[]

Séries[]

Tokusatsus[]