Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road) é um filme australo-estadunidense de 2015, de ação e ficção científica, dirigido por George Miller, e escrito por Miller, Brendan McCarthy, e Nico Lathouris. É o quarto título da franquia Mad Max, se passando em um vasto deserto de um futuro pós-apocalíptico onde gasolina e água são bens valiosos. O filme é estrelado por Tom Hardy, Charlize Theron, Nicholas Hoult, Hugh Keays-Byrne, Rosie Huntington-Whiteley, Riley Keough, Zoë Kravitz, Abbey Lee, e Courtney Eaton.
De acordo com o site de análises agregadas Metacritic, Mad Max: Estrada da Fúria recebeu "aclamação universal" por parte da crítica, descrito pela revista Forbes como "uma obra-prima do cinema de ação". O filme foi classificado por muitos críticos como o melhor filme de 2015, e é considerado um dos melhores filmes de ação já feitos, aclamado por sua direção, roteiro, fotografia, elenco, e sequências de ação.
Estrada da Fúria ganhou diversos prêmios de críticos, recebeu 10 nomeações Oscar incluindo Melhor Filme e Diretor para George Miller. Ganhou 6: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte, Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Figurino, Melhor Edição. Um filme spin-off e prelúdio intitulado de Furiosa: Uma Saga Mad Max, foi lançado em 23 de maio de 2024, com Miller retornando como escritor e diretor.
Sinopse
Perseguido pelo seu turbulento passado, Max Rockatansky acredita que a melhor forma de sobreviver é não depender de mais ninguém além de si próprio. Ainda assim, acaba por se juntar a um grupo de rebeldes que atravessa o deserto australiano, numa máquina de guerra conduzida por uma Imperatriz de elite, Furiosa. Este bando está em fuga de uma Cidadela tiranizada por Immortan Joe, a quem algo insubstituível foi roubado. Desesperado com a sua perda, o Senhor da Guerra reúne o seu exército e inicia uma impiedosa perseguição aos rebeldes e a mais implacável Guerra na Estrada de sempre
Mad Max- Estrada da Fúria - Trailer Oficial 1 (dub)
Curiosidade[]
De acordo com o dublador latino do Max, Idzi Dutkiewicz, o diretor George Miller enviou um vídeo explicando como deveria soar o Max em suas linhas de texto, servindo para as diferentes dublagens produzidas ao redor do planeta.