Malévola (Maleficent) é um filme de fantasia americano de 2014 estrelado por Angelina Jolie como Malévola em uma releitura live-action de seu papel de vilã no filme de animação de Walt Disney de 1959, A Bela Adormecida, uma adaptação do de Charles Perrault de 1697. O filme é dirigido por Robert Stromberg a partir de um roteiro de Linda Woolverton. Ele também é estrelado por Sharlto Copley, Elle Fanning, Sam Riley, Imelda Staunton, Juno Temple e Lesley Manville em papéis coadjuvantes.
O filme recebeu críticas mistas dos críticos, que elogiaram a performance, os efeitos visuais e os figurinos de Jolie, com críticas direcionadas ao roteiro e às inconsistências no tom. Malévola foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 758 milhões em todo o mundo e se tornou o quarto filme de maior bilheteria de 2014, bem como o filme de maior bilheteria de Jolie. Entre as adaptações live-action da Disney, Malévola é o sétimo filme mais caro e o sexto de maior bilheteria até o momento. Também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Figurino no 87º Oscar. Uma sequência, intitulada Malévola: Dona do Mal, foi lançada em 2019.
Sinopse
Malévola, uma jovem de coração puro, vive em um pacífico reino na floresta. Um dia, um exército invasor ameaça a harmonia da região e ela se transforma na mais feroz protetora do reino. No entanto, uma terrível traição a transforma em uma mulher amarga e vingativa. Como consequência, ela amaldiçoa Aurora, sua filha recém-nascida. Mas, aos poucos, Malévola percebe que a criança é a chave para a paz no reino e para sua verdadeira felicidade também.
Para o segundo live-action da Disney, foi escolhido o estúdio de dublagem TV Group Digital, em São Paulo para realizar a dublagem. Até aquele momento, apenas o Rio de Janeiro dublava os filmes para cinema da Disney.
Ao serem feitos os testes, algumas das vozes foram aprovadas pelos próprios atores originais. Foi o caso de Eleonora Prado, que teve sua audição aprovada diretamente por Angelina Jolie.