Marcos Antônio Verza (Vacaria, Rio Grande do Sul, 11 de agosto de 1966) é um ator, diretor, dramaturgo, dublador e produtor brasileiro, nascido na cidade de Vacaria, no estado do Rio Grande do Sul.
Biografia[]
Ingressou nas artes cênicas ainda na escola primária, participando de montagens como O Rapto da Boneca, dirigido por Diana Golin e Lélia Pereira; Pedrinho e o Lobo, da Lenda Orchestral de Prokofiev; dirigiu e atuou em Entre Quatro Paredes de Jean Paul Sartre; atuou em Memórias de um Povo e em O Duro Exercício de Viver, peças de Homero Peixoto Camargo.
Profissionalizou-se como ator em 1991 ao integrar a Companhia Internacional de Teatro de Repertório Arte Livre, dirigida por Roberto Cordovani, sediada na cidade de Vigo, na Espanha, onde foi coprodutor e ator durante quatro anos, tendo participado das montagens de O Retrato de Dorian Gray; Eva Perón, o espetáculo e do premiado Olhares de Perfil, o mito de Greta Garbo, com circulações pela Europa e pelo Brasil. Em teatro, atuou, ainda, em O Que Será que Virá, com direção de Ronald e Karen Radde; Transe, com texto de Ronald Radde, com direção de Gilberto Perin. Foi coautor e codiretor artístico do Vida Urgente no Palco, programa da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga; escreveu e dirigiu Eeccooss, Uma História Feita Para Contar Outra História; escreveu, dirigiu e atuou em Um Lugar Sagrado e Orações e Delírios, espetáculos concebidos para recuperação e fomentação do espaço ‘Cripta Multucultural’, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Oliveira, na cidade de Vacaria; é autor, co-produtor, diretor e ator de O Tamanho do Escuro, esquete teatral idealizado para a XX Jornada Científica do Centro de Estudos Psicanalítcos de Porto Alegre | CEPdePA.
Em cinema, participou de diversos filmes de curta e longa-metragem, entre eles, Em Teu Nome e Valsa para Bruno Stein, de Paulo Nascimento; A Paixão de Jacobina, de Fábio Barreto; Sangue na Lua, de Fernando Mantelli; Os Senhores da Guerra e A Cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas; Florêncio Guerra e Seu Cavalo e Anita Guerreira de Dois Tempos, de Guilherme Suman; Sem Fôlego, de Paulo Nascimento; Além de Nós de Rogério Atama, entre outros.
Trabalhos em Dublagem[]
Games[]
Nolan North[]
- Sly Cooper: Viajantes do Tempo (2013) - Cyrille Le Paradox (Nolan North)
- The Last of Us (2013) - David (Nolan North)
Outros[]
- Killzone 3 (2011) - Kowalski (Mac Brandt), Mandaloniz
- Uncharted 3: Drake's Deception (2011) - Talbot "El Mago" (Robin Atkin Downes)
- InFAMOUS 2 (2011) - John White (Phil LaMarr)
- PlayStation All-Stars Battle Royale (2012) - Radec (Sean Pertwee)
- Killzone: Mercenary (2013) - Blackjack (Trevor White)
- God of War: Ascension (2013) - Castor (David W. Collins), Pollux (Brad Grusnick)
- LittleBigPlanet 3 (2014) - Newton
- Star Wars: Battlefront (2015) - Vozes Adicionais
- Ratchet & Clank (2016) - Zed (Sam Riegel), Fornecedor de Gadgetron (?)
- The Witcher 3: Blood and Wine (2016) - Emiel Regis (Mark Noble)
- Wolfenstein II: The New Colossus (2017) - William "B.J." Blazkowicz (Brian Bloom)
- Star Wars: Battlefront II (2017) - Shriv Suurgav (Dan Donohue)
- Tom Clancy's Ghost Recon: Wildlands (2017) - Nomad (Steve Byers)
- Blood & Truth (2019) - Keach Scott
- Warcraft III: Reforged (2020) - Bruto do Caos, Carabineiro, Espadachim Elfo Sangrento, Feiticeiro Murloc, Guarda da Realeza Naga, Guarda Trogdar, Mark
- Demon's Souls (2020) - Corjário, Satsuki
- Diablo II: Resurrected (2021) - Gheed
- Outriders (2021) - Abutre
- Diablo IV (2023) - Vozes Adicionais
Trabalhos em Voz Original[]
Animações Brasileiras[]
- Bolota e Chumbega (2010) - Vonvon