Megalobox (メガロボクス Megaro Bokusu) é uma série de anime criada em comemoração aos 50 anos do clássico dos mangás Ashita no Joe. A série é produzida pelo estúdio TMS Entertainment Inc., que também produziu o segundo anime da série de Ashita no Joe dos anos 80. A série foi dirigida por Yō Moriyama, em colaboração com os roteiristas Katsuhiko Manabe e Kensaku Kojima, e trilha sonora composta pelo artista de hip-hop, Mabanua.

O anime estreou no dia 6 de abril de 2018 no Japão, e no Brasil, teve sua dublagem produzida pela TMS e lançada na Netflix e nos cinemas pela distribuidora Lança Filmes.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

História da dublagem[editar | editar código-fonte]

A dublagem da série trouxe consigo muitas controvérsias. Inicialmente foi anunciado que o anime seria dublado pelo estúdio carioca Bravo Studios, porém, quando a distribuidora Lança Filmes postou o trailer dublado em seu canal, as críticas foram constantes pela ausência de vozes conhecidas e qualidade artística questionável.

Logo se descobriu que a Bravo Studios ficou responsável pela produção geral da dublagem, cuidando da mixagem, masterização e edição final, mas deixando a gravação das vozes e scripts à cargo da então desconhecida BSB Studios, de Brasília, afim de poupar recursos financeiros.

O estúdio e questão escalou e utilizou em seu elenco nomes do teatro e da televisão locais, tais como Adriano Siri, membro do grupo Melhores do Mundo interpretando Yuri, e Edu Moraes, conhecido ator de teatro da região, interpretando Joe/Junk Dog.

Parte destas informações vazaram em decorrência de um depoimento no Twitter da antiga empresa chilena de localização AEDEA, que foi cotada pela TMS para cuidar da dublagem brasileira.

Segundo o perfil da empresa, havia parceria com um estúdio paulista, até hoje desconhecido, para realizar dublagens em português para o Brasil. No entanto, a TMS teria optado pela oferta da Bravo Studios em razão de custos mais baratos.

Elenco de dublagem[editar | editar código-fonte]

Imagem Personagem Seiyū Dublador
Personagens Principais
75px
75px
Joe "Junk Dog" /
Joe sem-Gear
Yoshimasa Hosoya Edu Moraes
75px Gansaku Nanbu Shirō Saitō Sérgio Sartório
75px
75px
Yūri Hiroki Yasumoto Adriano Siri
75px Yukiko Shirato Nanako Mori Alexandra Medeiros
75px Sachio Michiyo Murase Giselle Ando
Personagens Secundários
75px Fujimaki Hiroyuki Kinoshita Cadu Roque
75px
75px
Tatsumi Leonard Aragaki Makoto Tamura ?
75px Miyagi Yohei Tadano ?
75px
75px
Mikio Shirato Tatsuhisa Suzuki Diego de Leon
75px Abuhachi Mutsumi Sasaki ?
Lutadores de Megalonia
75px Glen Burroughs Matt P ?
75px Pepe Iglesias
"Spider"
Roberto G ?
75px Shark Samejina Shinnosuke Ogami ?
75px Suger R. Hill Masamichi Kitada ?
Outros Personagens
75px Santa Momoko Taneichi ?
75px Oicho Ami Naitou ?
75px Bonjiri Reimi Diego Larrea
75px Yabunuma Katsuhisa Hōki ?
75px Domoto Jin Urayama ?
75px Asamoto Akari Higuchi ?
75px Koichi Mizuhara Shou Koneri ?

Vozes adicionais[editar | editar código-fonte]

  • Edu Moraes
  • Filipe Lima
  • Gabriela Correa
  • João Campos
  • João Gott
  • José de Campos
  • Leo Gomes
  • Lupe Leal
  • Naldo da Costa
  • Rafael Toscano
  • Uriel Martinez

Notas[editar | editar código-fonte]

  • É a primeira série de anime dublada em Brasília, tal como também é a primeira produção a ser exibida na Netflix brasileira a ser dublada lá.
  • A dublagem foi encomendada diretamente pela TMS, uma das poucas diretamente encomendadas pela empresa, que no Brasil sempre deixou que outras cuidassem da localização de seus títulos.
  • O termo "Gearless Joe" foi traduzido como "Joe Sem-Gear", sendo o único termo do inglês na série parcialmente traduzido na dublagem.
  • O dublador Diego Larrea participou deste trabalho, sendo o único do elenco a já tr experiência em outro polo de dublagem antes. Ele utiliza o pseudônimo Diego Rastichong desde que se mudou para Brasília.