Dublapédia

- Olá, seja bem-vindo a wiki sobre Dublagem Brasileira.

Visite nossa página de comunidade para saber como contribuir.

É dublador? Veja como se tornar um Usuário Verificado

Dúvidas ou sugestões aqui -

LEIA MAIS

Dublapédia
Dublapédia
20 519
páginas


Miguel Rosenberg (Rio de Janeiro, 27 de abril de 1926 - Rio de Janeiro, 6 de maio de 2016) foi um ator e dublador brasileiro.

Biografia[]

Miguel9

Miguel Rosenberg, Edélzia dos Santos, Paulo Maurício, Nádia Maria, e Avalone Filho (1953)

Miguel Rosenberg começou sua carreira na Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Posteriormente, passou a atuar no cinema, tendo participado de seu primeiro filme em 1954: Rio, 40 Graus; em 1962, fez um papel de maior destaque em O Assalto ao Trem Pagador. Cinco anos mais tarde, participou de Redenção, da TV Excelsior, e em 1972 de Selva de Pedra, da Rede Globo, ambas novelas. Atuou ainda em Jerônimo, o Herói do Sertão. No teatro, atuou em A Revolta dos Brinquedos, de Pernambuco de Oliveira. Em 2008, foi o protagonista em A Espera, filme de Fernanda Teixeira que participou do Festival de Cannes.

Vida Pessoal[]

Seu filho, Renato Rosenberg, que também viria a se tornar dublador, nasceu em 26 de janeiro de 1957 no Rio de Janeiro.

Dublagem[]

Migueljomeriida

Jomeri Pozzoli, Ida Gomes, não identificado, Avalone Filho, Abel Pêra, e Miguel Rosenberg (1957)

Miguel iniciou sua carreira na dublagem em 1958, pelas mãos de Maurício Sherman, com quem trabalhava na TV Tupi. Na ocasião, Maurício era diretor de dublagem na ZIV, dentro da TV Rio, e o convidou para dublar um filme cujo a dublagem seria dirigida por ele e Carla Civelli. Nele, Miguel fez vozerio e algumas pequenas falas. Posteriormente, ingressou na CineLab, onde trabalhou até meados de 1967, quando vai para São Paulo trabalhar na TV Excelsior. Na ocasião, ingressa na AIC, dublando na empresa até 1972, quando recebe um convite para trabalhar na TV Tupi do Rio. Na época, retorna a dublar a Riosom, e também ingressa na Herbert Richers, na qual fez longa carreira. De 1972 em diante, Miguel participou de praticamente todos os estúdios de dublagem do Rio de Janeiro.

Dentre os filmes que dublou, temos trabalhos notáveis com personagens como o Mordomo dos Osbornes interpretado por John Paxton em Homem Aranha e Homem Aranha 2, Doutor Rosen interpretado por Christopher Plummer em Uma Mente Brilhante, John Van Horn interpretado por George Gaynes em Tootsie, Juiz interpretado por John Astin em Os Espíritos, Itzhak Stern interpretado por Ben Kingsley em A Lista de Schindler, General Carson interpretado por Robert Ryan em A Batalha de Anzio, Senhor Dewey o Pagemaster interpretado por Christopher Lloyd em Pagemaster - O Mestre da Fantasia, entre muitos outros.

Em desenhos, marcou a voz no personagem Zé Colméia, começando a dublá-lo no início dos anos de 1970 nos últimos episódios de Zé Colméia Show, na época que os desenhos de Hanna Barbera migraram para a Herbert Richers. Na ocasião, substituiu Older Cazarré, que havia feito o personagem em São Paulo. O personagem também foi dublado por Miguel em O Show do Zé Colmeia, A Turma do Zé Colméia, nos longas O Bom, O Mau e Dom Pixote, Zé Colmeia: O Urso da Páscoa e Scooby-Doo em Uma Noite das Arábias, e em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, num episódio satirizando o urso.

Miguel Rosenberg Newton Da Matta Sylvia Salustti Sumára Louise Manolo Rey no Programa Livre (2000)

Miguel Rosenberg, junto de Da Matta, Sylvia Salustti, Sumára Louise e Manolo Rey, no Programa Livre do SBT em 2000.

Além de Zé Colméia, fez outros personagens conhecidos nos desenhos, como Kekata no longa-metragem Pocahontas, Paz em Corrector Yui, Senhor Burns a partir do final da 1ª temporada até o final da 7ª temporada, retornando ao personagem na 18ª temporada até a 27ª temporada em Os Simpsons, Gorok em o Vale dos Dinossauros, Sherlocão em Club Club, uma das vozes do Drácula e o Gepetto em As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy, Vincent no longa-metragem Os Sem Floresta, Yoda nas duas dublagens de Yu Yu Hakusho, Doutor Selleck em Projeto Zeta, Imperador no longa-metragem Mulan 2, a segunda voz do Chefe Q.q em O Esquilo Sem Grilo, Finkerton em Grande Polegar: Detetive Particular, entre outros. Sem duvida nenhuma nos desenhos animados foi onde Miguel Rosenberg mais atuou.

Em séries fez Buzz Richman interpretado por Barnard Hughes em Blossom, Fred Stage interpretado por Dabbs Greer em Os Pesadelos de Molly, Joe Kyle interpretado por Charles Robinson em Eu, a Patroa e As Crianças, Gosuke interpretado por Jun Tatara em Policial do Espaço Gavan, Leo Thomas McGarry interpretado por John Spencer em West Wing - Nos Bastidores do Poder, entre outros.

Em novelas fez o ator Ricardo Blume em Carrossel das Américas, Maria do Bairro e Marimar, entre outros.[1]

Morte[]

Miguel Rosenberg faleceu em 6 de maio de 2016, aos 90 anos, por sequelas de um AVC que ele sofreu - e consequentemente, acabou por interná-lo - uma semana antes de sua morte. Seu último trabalho na dublagem foi realizado na semana anterior à sua internação, dublando o Sr. Burns em Os Simpsons.[2]

Trabalhos em Dublagem[]

Ralph Waite[]

Filmes[]
  • O Guarda-Costas (1992) - Herb Farmer
Séries[]

Stan Lee[]

Filmes[]
Animações (Longas, Séries)[]
  • Phineas e Ferb: Missão Marvel (2013) - Vendedor de Cachorro-Quente

Filmes[]

Robert Hardy[]
Silas Carson[]
Outros[]

Séries[]

Blake Clark[]
  • Gênio do Barulho (1997-1999) - Senhor Petrasek
  • Arquivo Morto (2003-2010) - Tom Jaden
Outras[]

Animações Ocidentais[]

Ken Sansom[]

John Fiedler[]

Daws Butler[]

Billy West[]

Greg Burson[]

Harry Shearer[]

Séries[]

Longas[]

Especiais[]

Animes[]

Séries[]
  • Trigun (1998-1999) - Vozes Adicionais
  • Corrector Yui (1999-2000) - Paz (Kazuhiko Nishimatsu)
  • Hamtaro (2000-2006) - Mestre Ham (Takkō Ishimori)
  • Beyblade (2001) - Voltaire Hiwatari (?)
  • Sonic X (2003-2005) - Vozes Adicionais
Longas[]

Games[]

Novelas[]

Ricardo Blume[]
  • Marimar (1994) - Governador Fernando Montenegro
  • Maria do Bairro (1995-1996) - Fernando de la Vega "Tio Lorô" (1ª voz)
Outras[]

Amostra de Voz[]

Personagem

Titulo
Sr. Louva-a-Deus

Os Amigos do Sunny Patch da Miss Spider

Referências[]