O Caldeirão Mágico é um filme de animação norte-americano lançado em 1985 dos gêneros aventura e fantasia produzido e distribuído pela Walt Disney Pictures. O longa é o 25º filme lançado pelos estúdios Disney e é vagamente baseado nos dois primeiros livros da série As Crônicas de Prydain de Lloyd Alexander, composto por cinco romances que por sua vez é baseado na mitologia galesa.
Sinopse
Na terra mítica de Prydain durante a Idade Média, o temido Rei de Chifres deseja um místico caldeirão mágico esperando, assim que tomar sua posse, dominar o mundo com a ajuda de seus poderes sobrenaturais vindos do caldeirão. Contudo, um jovem chamado Taran, acompanhado da Princesa Ilone, de uma criatura chamada Gurgi, de sua porquinha Ven Ven e do simpático Sr. Flores Flama procuram impedir o vilão de alcançar o tão famigerado caldeirão.
O nome do personagem Taran se manteve na dublagem, mas com pronúncia diferente: no áudio original, a sílaba tônica é a primeira ("Táran"), enquanto que em português a sílaba tônica é a segunda ("Tarân").
Apesar do nome do filme ter sido traduzido como "O Caldeirão Mágico", na obra ele é chamado de "caldeirão negro".