O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (The Amazing Spider-Man 2 ou The Amazing Spider-Man 2: Rise of Electro) é um filme de super-herói americano de 2014 baseado no personagem Homem-Aranha da Marvel Comics. Produzido pela Columbia Pictures em associação com Marvel Entertainment, Arad Productions, Inc., Matt Tolmach Productions e Ingenious Film Studios, e distribuído pela Sony Pictures Releasing, o filme foi dirigido por Marc Webb a partir de um roteiro de Alex Kurtzman, Roberto Orci, e Jeff Pinkner, baseado em uma história idealizada pelos três ao lado de James Vanderbilt. É o quinto filme teatral do Homem-Aranha, a sequência de O Espetacular Homem-Aranha (2012), e o último filme da série. O filme é estrelado por Andrew Garfield como Peter Parker/Homem-Aranha, ao lado de Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Campbell Scott, Embeth Davidtz, Colm Feore, Paul Giamatti e Sally Field.
O filme recebeu críticas mistas dos críticos, que elogiaram a química entre Stone e Garfield, as sequências de ação, os efeitos visuais e a trilha sonora de Hans Zimmer, mas criticaram o roteiro e a superabundância de enredos. A interpretação de Electro por Foxx foi recebida com respostas mistas. Os críticos também o consideraram inferior ao seu antecessor. Arrecadou US$ 709 milhões em todo o mundo, tornando-se o nono filme de maior bilheteria de 2014. Em fevereiro de 2015, a Sony Pictures e a Marvel Studios iniciaram um acordo para compartilhar os direitos do filme Homem-Aranha e reiniciar o personagem dentro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), cancelando projetos futuros da série de filmes.
Sinopse
O jovem Peter Parker está fascinado com as habilidades que adquiriu como Homem-Aranha. Agora, ele precisa lidar com dois problemas: o retorno de um velho amigo, Harry Osborn, e a chegada de um vilão mais forte e poderoso, Electro.