O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (Terminator 2: Judgment Day) é um filme de ação e de ficção científica estadunidense de 1991 produzido e dirigido por James Cameron, que co-escreveu o roteiro com William Wisher. É estrelado por Arnold Schwarzenegger, Linda Hamilton, Robert Patrick e Edward Furlong nos papéis principais. Trata-se da sequência do filme de 1984 O Exterminador do Futuro, bem como a segunda parte da franquia.
Foi um sucesso de crítica em seu lançamento, com elogios para as performances de seu elenco, as cenas de ação e seus efeitos visuais. Tido como bastante superior em relação ao primeiro filme e uma das melhores sequências já realizadas, o filme influenciou a cultura popular, principalmente no uso de efeitos visuais na indústria cinematográfica. O filme arrecadou mais de 520 milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme de maior bilheteria de 1991 e da carreira de Schwarzenegger. Recebeu vários prêmios, incluindo os Óscares de melhor edição de som, melhor som, melhor maquiagem e penteados e melhores efeitos visuais, além de um Prêmio Hugo na categoria de melhor apresentação dramática.
Sinopse
O jovem John Connor é a chave para a vitória da civilização sobre uma rebelião de robôs do futuro. No entanto, ele torna-se alvo de T-1000, um exterminador que pode assumir a forma que desejar e que foi enviado do futuro para matá-lo. Outro exterminador, o renovado T-800, também é enviado de volta ao passado para proteger o menino. Quando John e sua mãe embarcam na fuga com T-800, o menino cria um vínculo forte e inesperado com o robô.