O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (The Hobbit: An Unexpected Journey) é um filme épico de aventura e alta fantasia de 2012 dirigido por Peter Jackson a partir de um roteiro de Fran Walsh, Philippa Boyens, Jackson e Guillermo del Toro. É baseado no romance de 1937 O Hobbit de JRR Tolkien. A trilogia O Hobbit é a primeira parcela atuando como uma prequela da trilogia O Senhor dos Anéis de Jackson.
O filme recebeu críticas mistas dos críticos e arrecadou US$ 1,017 bilhão nas bilheterias, tornando-se o quarto filme de maior bilheteria de 2012. O filme recebeu vários elogios; no 85º Oscar, foi indicado para Melhor Design de Produção, Melhor Maquiagem e Penteado e Melhores Efeitos Visuais. Duas sequências, A Desolação de Smaug e A Batalha dos Cinco Exércitos, foram lançadas em 2013 e 2014, respectivamente.
Sinopse
Como a maioria dos hobbits, Bilbo Bolseiro leva uma vida tranquila até o dia em que recebe uma missão do mago Gandalf. Acompanhado por um grupo de anões, ele parte numa jornada até a Montanha Solitária para libertar o Reino de Erebor do dragão Smaug.