O Príncipe do Egito(The Prince of Egypt) é um filme de animação musical dramático americano de 1998, produzido pela DreamWorks Animation e distribuído pela DreamWorks Pictures. É o segundo longa-metragem da DreamWorks e o primeiro a ser animado de forma tradicional, sendo uma adaptação do Livro do Êxodo que narra a vida de Moisés, desde príncipe do Egito até profeta escolhido por Deus para cumprir seu destino de liderar os hebreus para fora do Egito. O filme foi dirigido por Brenda Chapman, Steve Hickner e Simon Wells (nas estreias de Chapman e Hickner na direção de longas-metragens), e produzido por Jeffrey Katzenberg, Penney Finkelman Cox e Sandra Rabins, a partir de um roteiro escrito por Philip LaZebnik. Conta com músicas escritas por Stephen Schwartz e uma trilha sonora composta por Hans Zimmer.
Jeffrey Katzenberg tinha o desejo de realizar uma adaptação animada do filme Os Dez Mandamentos, de 1956, enquanto trabalhava para a Disney; ele decidiu colocar a ideia em prática após fundar a DreamWorks em 1994. Para realizar esse projeto, a DreamWorks contratou artistas que haviam trabalhado para a Walt Disney Animation e para a então recém-fechada Amblimation, totalizando uma equipe de 350 pessoas de 34 nações diferentes. O filme mescla técnicas de animação tradicional com imagens geradas por computador criadas pelo software da Toon Boom Animation e da Silicon Graphics.
O filme foi lançado nos cinemas em 18 de dezembro de 1998 e em mídia doméstica em 14 de setembro de 1999. Foi recebido com críticas positivas, sobretudo sobre a animação, as músicas e a atuação do elenco de voz. O filme arrecadou mais de US$ 218 milhões em todo o mundo nos cinemas, tornando-se o filme de maior sucesso não produzido pela Disney na época. O sucesso de O Príncipe do Egito originou uma prequela lançada diretamente em vídeo intitulada José: O Rei dos Sonhos, além de uma adaptação teatral. A música "When You Believe" se tornou um single comercialmente bem-sucedido em uma versão pop interpretada por Whitney Houston e Mariah Carey e venceu o Óscar de melhor canção original; o filme também foi indicado para a categoria de melhor trilha sonora na mesma cerimônia.
Sinopse
Moisés foi abandonado ainda bebê e resgatado pela esposa do faraó Seti, que criou o menino junto do filho Ramsés. Quando adulto, Moisés terá de ir de príncipe do Egito a profeta do Senhor, escolhido por Deus para tirar os judeus escravizados do reino.