Dublapédia

- Olá, seja bem-vindo a wiki sobre Dublagem Brasileira.

Visite nossa página de comunidade para saber como contribuir.

É dublador? Veja como se tornar um Usuário Verificado

Dúvidas ou sugestões aqui -

LEIA MAIS

Dublapédia
Dublapédia
20 548
páginas

O Rei Leão (The Lion King) é um filme de drama musical de animação americano de 1994 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Buena Vista Pictures Distribution sob a bandeira da Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff (em sua estreia na direção de longas-metragens) e produzido por Don Hahn, a partir de um roteiro escrito por Irene Mecchi, Jonathan Roberts e Linda Woolverton.

O filme recebeu elogios da crítica por sua música, história, temas e animação. Com um faturamento mundial inicial de US$ 763 milhões, terminou sua exibição nos cinemas como o filme de maior bilheteria de 1994 e o segundo filme de maior bilheteria de todos os tempos, atrás de Jurassic Park (1993). Também detinha o título de filme de animação de maior bilheteria, até ser ultrapassado por Procurando Nemo (2003). O filme continua sendo o filme de animação tradicional de maior bilheteria de todos os tempos, bem como o filme caseiro mais vendido, tendo vendido mais de 55 milhões de cópias em todo o mundo. Recebeu dois Oscars, bem como o Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia. É considerado por muitos um dos maiores filmes de animação já feitos.

O Rei Leão deu origem a muitos trabalhos derivados, como uma adaptação para a Broadway em 1997; duas sequências diretas em vídeo - a sequência, O Rei Leão 2: O Reino de Simba (1998), e a prequela/paralelo sobre Timão e Pumba, O Rei Leão 3: Hakuna Matata (2004); duas séries de televisão, Timão & Pumba (1995-1999) e A Guarda do Leão (2016-2019); e um Remake fotorrealista em 2019, que também se tornou o filme de animação de maior bilheteria na época de seu lançamento; e que no mesmo formato, ganhou um filme prequela em 2024 sobre a história de dois irmãos: Mufasa: O Rei Leão.

Sinopse
Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi, têm um filho que se torna herdeiro do trono, Simba. Mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu invejoso e maquiavélico tio Scar, que planeja se livrar do irmão Mufasa e do sobrinho Simba para assumir o reino.


Elenco[]

Imagens Personagens Vozes Originais Dubladores
Diálogos Canções
Simba Matthew Broderick Joseph Williams Garcia Júnior
Jonathan Taylor Thomas
(filhote)
Jason Weaver
(filhote)
Patrick de Oliveira
Bruno Miguel
(canções)
Nala Moira Kelly Sally Dworsky Carla Pompílio
Nanná Tribuzy
(canções)
Niketa Calame
(filhote)
Laura Williams
(filhote)
Roberta Madruga
Nanná Tribuzy
(canções)
Mufasa James Earl Jones Paulo Flores
Scar Jeremy Irons Jeremy Irons Jorgeh Ramos
Jim Cummings
(final de "Se Preparem") [1]
Rafiki Robert Guillaume Pietro Mário
Timão Nathan Lane Pedro Lopes
Pumba Ernie Sabella Mauro Ramos
Zazu Rowan Atkinson Pádua Moreira
Sarabi Madge Sinclair Maria Helena Pader
Banzai Cheech Marin Hércules Franco
Shenzi Whoopi Goldberg Carmen Sheila
Ed Jim Cummings
Sarafina Zoe Leader Marly Ribeiro
Toupeira Jim Cummings Telmo de Avelar

Canções[]

  • "Ciclo sem Fim"
    • Interpretada por: Eliana Estevão e Lebo M.

Extras do Blu-Ray[]

Imagens Personagens Vozes Originais Dubladores
Simba Joseph Williams Guilherme Briggs
Mufasa James Earl Jones Luiz Carlos Persy
Scar Jeremy Irons Sérgio Fortuna

Notas[]

  • Foi a primeira dublagem gravada com tecnologia digital em toda a América Latina.
  • A cena adicional de "O Relatório Matinal" começa com o diálogo da faixa de dublagem original para levar à versão final da música. Isso foi incluído na primeira edição do DVD como uma cena adicional, enquanto para o Blu-ray, e na segunda edição do DVD essa cena foi eliminada e enviada diretamente para a seção de material adicional, incluindo a música de mesmo nome do título da cena adicional foi incluída no relançamento do CD com trilha sonora em português com os mesmos diálogos e as mesmas letras e músicas que podem ser vistas nesta cena.
  • A canção "Ciclo sem Fim" foi cantada por Eliana Estevão, uma cantora brasileira radicada em Los Angeles, mas essa informação somente foi desvendada em 2020. Até então, o máximo de informação oficial, nos encartes da trilha sonora, erroneamente creditava Kika Tristão (que participa de outra música, "Nesta Noite o Amor Chegou") como a cantora, e Estevão era listada apenas com a adaptação da música.
  • Nos extras do Blu-ray há novas animações, não contando com as vozes do falecido Paulo Flores (substituído por Luiz Carlos Persy), do também falecido Jorgeh Ramos (substituído por Sérgio Fortuna) e de Garcia Júnior, que havia saído da Disney (substituído por Guilherme Briggs).

Curiosidades[]

  • Um dos maiores questionamentos na dublagem brasileira era a mudança de 'Hakuna Matata' para 'Hatuna Matata'. Segundo Mauro Ramos, dublador do Pumba, em entrevista ao também dublador Nizo Neto, essa troca aconteceu porque o diretor de dublagem do filme, Telmo de Avelar, 'não queria Ku'[2], já que poderia remeter ao palavrão. Por ser um filme para crianças, substituíram a sílaba por 'Tu'. Entretanto, essa palavra também existe no idioma suaíli, sendo outra conjugação do verbo 'haver/ter': 'Hakuna Matata' significa 'não há problemas' e 'Hatuna Matata' seria 'nós não temos problemas'.
  • As sequências da franquia mantiveram "Hakuna Matata".
  • Mauro Ramos, Silvio Navas, e Ionei Silva fizeram testes para o personagem Pumba.

Transmissão[]

Cinema[]

Empresa Data Categoria Formato Classificação País

8 de julho de 1994 Filmes da Disney Digital Livre Brasil

26 de agosto de 2011
(Relançamento em 3D)

Home Vídeo[]

Empresa Data Categoria Formato Classificação País
11 de abril de 1995[3] Filmes da Disney VHS Livre

Brasil

1º de outubro de 2003
(Edição Especial)
1º de outubro de 2003[4] DVD
28 de setembro de 2011
(Edição Diamante)
28 de setembro de 2011[5]
Blu-ray 3D

Televisão[]

Canal Data Categoria Formato Classificação País
5 de abril de 2001 Filmes da Disney TV Paga Livre Brasil
4 de fevereiro de 2012
8 de junho de 2012[6]
29 de julho de 2012
15 de dezembro de 2017
24 de dezembro de 2012[7] TV Aberta
27 de setembro de 2015 TV Paga
Megapix 19 de março de 2018

Streaming[]

Serviço Data Categoria Formato Classificação País
Telecine Play 2012 Filmes da Disney Digital Livre Brasil
Disney+ Logo 17 de novembro de 2020

Referências[]

  1. Na versão original em inglês da música "Se Preparem" ("Be Prepared"), o ator Jeremy Irons interpretou a canção até o verso "You won't get a sniff without me" (na versão brasileira: "Não vão comer nada sem mim"). A partir desse ponto, devido a problemas vocais, o ator de voz Jim Cummings assumiu até o final da música, e a troca é quase imperceptível.
  2. YouTube
  3. VHS
  4. DVD
  5. Blu-ray
  6. Exibição no Megapix
  7. Exibição inédita em TV Aberta na Globo

Veja Também[]

Veja Mais[]