O Rei Leão (The Lion King) é um filme de drama musical americano de 2019 que é um remake animado foto-realista do filme de animação tradicional de 1994, O Rei Leão. É dirigido por Jon Favreau, escrito por Jeff Nathanson e produzido pela Walt Disney Pictures e Fairview Entertainment. O filme é estrelado pelas vozes de Donald Glover, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor, Alfre Woodard, Billy Eichner, John Kani, John Oliver, Florence Kasumba, Eric André, Keegan-Michael Key, JD McCrary, Shahadi Wright Joseph, com Beyoncé e James Earl Jones (reprisando seu papel de voz).
O filme recebeu críticas mistas dos críticos, com muitos criticando a falta de originalidade e por ser quase idêntico ao original. No entanto, arrecadou mais de US$ 1,6 bilhão em todo o mundo durante sua exibição nos cinemas e quebrou vários recordes de bilheteria, incluindo se tornar o filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos desde agosto de 2019. Também se tornou o sétimo filme de maior bilheteria de todos os tempos e o segundo filme de maior bilheteria de 2019, bem como a readaptação da Disney de maior bilheteria até o momento.
O filme recebeu indicações para as categorias de Melhor Longa-Metragem de Animação e Canção Original no 77º Globo de Ouro e 25º Critics' Choice Awards. Também foi indicado ao 73º British Academy Film Awards e ao 92º Academy Awards, ambos por efeitos visuais. Um filme prequel, intitulado Mufasa: O Rei Leão, está previsto para ser lançado em 20 de dezembro de 2024, com Barry Jenkins contratado para dirigir.
Sinopse
Traído e exilado de seu reino, o leãozinho Simba precisa descobrir como crescer e retomar seu destino como herdeiro real nas planícies da savana africana.
Embora apenas três dubladores originais fossem falecidos (Paulo Flores, Jorgeh Ramos, e Pedro Lopes), e um deles até tivesse mudado para a São Paulo que virou centro da dublagem da Disney, Mauro Ramos, ninguém do elenco original voltou - ao contrário das vozes originais, que incluem James Earl Jones novamente como Mufasa (o trailer até tinha Sérgio Fortuna, que fez o personagem na série A Guarda do Leão), e do remake de Aladdin, que trouxe o retorno de Márcio Simões como Gênio.
A Disney exigiu que todos os personagens do filme fossem dublados por pessoas negras, com exceção de Timão, Pumba e Zazu.
Adaptação[]
O diálogo que Mufasa diz no teaser trailer é exatamente o mesmo que na versão animada.
As adaptações originais (exceto aquelas que foram encurtadas em função do produto) das canções foram respeitadas.
Ainda assim, algumas canções foram ligeiramente modificadas pela adição ou remoção de palavras para se adequar à sincronização labial dos personagens.