Dublapédia

- Olá, seja bem-vindo a wiki sobre Dublagem Brasileira.

Visite nossa página de comunidade para saber como contribuir.

É dublador? Veja como se tornar um Usuário Verificado

Dúvidas ou sugestões aqui -

LEIA MAIS

Dublapédia
Dublapédia
Advertisement
Dublapédia
15 993
páginas

Older Bernard Cazarré (Pelotas, 16 de janeiro de 1935 — Rio de Janeiro, 26 de fevereiro de 1992) foi um ator e dublador brasileiro. Em alguns trabalhos foi creditado como Cazarré Filho ou somente Cazarré.

Biografia[]

Ator[]

Sua primeira participação no meio artístico ocorreu quando Older tinha menos de dois anos de idade, ao atuar no filme O Bobo do Rei, em 1936. Começou sua carreira na TV na década de 60 na TV Tupi, onde trabalhou por mais de 20 anos. Além de ator de TV, cinema e teatro, Older trabalhou como diretor na TV e no teatro. Foi contratado pela Rede Globo em 1979. Nos últimos meses antes de morrer, Older trabalhava no programa Escolinha do Professor Raimundo. Era irmão do também ator e dublador Olney Cazarré (falecido no ano anterior, 1991) e filho dos também atores Darcy Cazarré e Dea Selva. Era tio-avô do ator Juliano Cazarré.

Dublador[]

Na dublagem ingressou por volta de 1957/58 na GravaSon. Na ocasião havia vindo para São Paulo fazer teatro. No estúdio se tornou diretor de dublagem, e dublador muito ativo. Na época, atuou em várias séries, como: Ivanhoé, e Além da Imaginação.

Em 1962, quando a GravaSon foi transformada em AIC com a parceria da americana Screen Gems, Older ficou responsável pela direção da maioria dos desenhos da Hanna Barbera distribuídos pela Screen. Na época, convidou diversos artistas da TV Paulista, como Gastão Renê, Roberto Barreiros, Waldir Guedes, Raimundo Duprat, Magno Marino, e muitos outros. Aproveitou também muitos atores e atrizes que já atuavam no estúdio.

Entre os desenhos que dirigiu, estão Manda-Chuva, Os Flintstones, Os Jetsons, Dom Pixote, Zé Colméia, Leão da Montanha, Wally Gator, e tantos outros.

Por volta de 1966, se afasta da dublagem, e vai para o Rio de Janeiro atuar na TV Rio, creio que por convite do parceiro de estúdio, Gastão Renê que também se muda para a emissora no mesmo ano. Older retorna poucos meses depois a São Paulo.

Em 1966/67, com a saída do diretor artístico da AIC, Wolner Camargo, Older se torna diretor artístico em seu lugar. Na época também comanda direções de dublagem de séries da casa, como A Noviça Voadora e A Feiticeira.

Inclusive foi ele quem escalou em A Feiticeira, Olney para Dick York, Helena Samara para Endora, João Ângelo para Maurice, Sílvio Matos para Tio Arthur, Noely Mendes para Tia Clara, Aliomar de Matos para Tábatha, e manteve Waldir Guedes para Larry Tate, escalando assim as vozes mais perfeitas e marcantes para os personagens em questão, mostrando sua sensibilidade como diretor de dublagem.

Permanece na AIC até 1976, e provavelmente na BKS de 1976 à 1979, mas suas participações não eram tão ativas quanto antes, já que na época era contratado da TV Tupi de São Paulo, e atuava em 1 novela por ano na emissora.

Em 1979, retorna ao Rio de Janeiro para trabalhar na TV Globo, em novelas e séries. Na ocasião, dubla na Herbert Richers, mas logo retorna à São Paulo, quando é contratado para trabalhar em um programa de humor na TVS em 1982.

Na ocasião, também começa a atuar nos Estúdios de Dublagem da TVS, atuando tanto na Elenco quanto na Maga. Ficou em São Paulo até 1985, quando retorna de vez para o Rio para novamente atuar na TV Globo.

Nessa época, começa a atuar mais fortemente na Herbert Richers, chegando a ter personagens fixos, como Chacal em Thundercats, Látego em She-Ra, Multigarras em He-Man, Thundercracker em Transformers, Sheik Ali em Comandos Em Ação, e tantos outros.

A partir de 1985, Older não morou mais em São Paulo, mas desde a década de 1980, também tinha imóvel na cidade, ficando temporadas na capital paulista quando tinha temporadas de trabalha na TV, Teatro ou Dublagem, como foi o caso quando dublava Zé Colméia em O Novo Show do Zé Colméia na Álamo por volta de 1989.[1]

Morte[]

Morreu aos 57 anos, vítima de uma bala perdida que o atingiu no peito quando ele estava dormindo, de madrugada, em seu apartamento da ladeira Saint Roman, em Copacabana. O ator chegou a ser socorrido por sua parceira, Lucília Braga, mas morreu a caminho do Hospital Rocha Maia, no bairro de Botafogo. A versão oficial é de que o tiro partiu de traficantes do morro Pavão e do Pavãozinho, mas o perito Mario Bonfatti rejeitou a versão, apontando que o disparo foi efetuado da ladeira, o que indicaria uma troca de tiros entre policiais e traficantes, versão contestada pela polícia.

Trabalhos em Dublagem[]

Filmes[]

  • Scarface - A Vergonha de Uma Nação (1932) - John "Johnny" Lovo (Osgood Perkins)
  • O Grande Motim (1935) - Dr. Bacchus (Dudley Digges) (2ª dublagem)
  • À Beira do Abismo (1946) - General Sternwood (Charles Waldron)
  • Abbott & Costello Contra Frankenstein (1948) - Chick Young (Bud Abbott)
  • Mensageiro do Diabo (1955) - Birdie Steptoe (James Gleason)
  • Ou Vai ou Racha (1956) - Brookie Benny (Max ''Slapsie Maxie'' Rosenbloom)
  • Anatomia de um Crime (1959) - Madigan (Jimmy Colin)
  • Miragem (1965) - Joe Turtle (Neil Fitzgerald)
  • Era Uma Vez no Oeste (1969) - Sam (Paolo Stoppa)
  • Alcatraz: Fuga Impossível (1979) - Doutor (Roberts Blossom)
  • Meteoro (1979) - Rolf Manheim (Bo Brundin)
  • Brubaker (1980) - Walter (Morgan Freeman)

Séries[]

Animações Ocidentais[]

Trabalhos em Direção de Dublagem[]

Referências[]

Advertisement