O filme foi bem recebido pela crítica, com elogios sendo direcionados à direção e roteiro de Whedon, efeitos visuais, sequências de ação, atuações e trilha sonora, e recebeu múltiplos prêmios e indicações, incluindo em categorias de melhores efeitos visuais no Óscar e BAFTA. Arrecadou mais de 1,5 bilhão de dólares em todo o mundo, estabelecendo vários recordes de bilheteria e se tornando o terceiro filme de maior bilheteria de todos os tempos na época de seu lançamento, a maior bilheteria de 2012, e a primeira produção da Marvel a gerar um bilhão de dólares em vendas de ingressos. Três sequências foram lançadas: Vingadores: Era de Ultron (2015), Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Vingadores: Ultimato (2019).
Sinopse
Quando um inimigo inesperado surge como uma grande ameaça à segurança global, Nick Fury, diretor da Organização Secreta S.H.I.E.L.D., decide recrutar uma equipe para salvar o mundo de um desastre quase certo.
A partir deste filme, a franquia ficou sob a distribuição da Walt Disney Studios Motion Pictures, portanto, as dublagens começaram a ser produzidas e distribuídas pela Disney Character Voices International, contando com Raúl Aldana. Apesar disso, as vozes escolhidas previamente pela Paramount foram respeitadas.
Originalmente, a Paramount ia distribuir o filme antes de a Disney comprar os direitos de distribuição da produção, mas pelo acordo que fizeram, o logotipo da Paramount foi mantido no início do filme.