Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides) é um filme de fantasia Swashbuckler americano de 2011 dirigido por Rob Marshall e produzido por Jerry Bruckheimer, a partir de um roteiro e história escrita pela equipe de roteiristas de Ted Elliott e Terry Rossio. O primeiro filme da série a não ser dirigido por Gore Verbinski, é sugerido pelo romance On Stranger Tides, de 1987 , de Tim Powers, como uma sequência independente de Piratas do Caribe: No Fim do Mundo (2007) e a quarta parcela da série de filmes Piratas do Caribe. O filme é estrelado por Johnny Depp, Geoffrey Rush e Kevin R. McNally, que reprisam seus papéis dos filmes anteriores, ao lado de Penélope Cruz, Ian McShane, Sam Claflin e Àstrid Bergès-Frisbey.
O filme recebeu uma recepção mista da crítica, com muitos deles elogiando as sequências de ação, trilha sonora, humor, efeitos visuais e as performances (particularmente as de Depp, Cruz's, McShane e Rush), enquanto o enredo e a escrita receberam críticas. O filme quebrou muitos recordes de bilheteria e foi o terceiro filme de maior bilheteria de 2011. Um quinto filme, intitulado Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar, foi lançado em de 2017.
Sinopse
O passado do capitão Jack Sparrow volta a alcançá-lo quando ele cruza com Angelica, uma bonita pirata que Jack, um dia, amou e depois abandonou. Ela, então, o força a acompanhá-la ao navio Vingança da Rainha Ana, do famoso Barba Negra. Junto com uma tripulação de zumbis, o trio parte em busca da lendária Fonte da Juventude. Mas o rival de Jack, Barbossa, também cobiça a fonte, assim como um navio espanhol.