Planeta do Tesouro (Treasure Planet) é um filme de ação e aventura de animação de ficção científica estadunidense de 2002 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, ambos os quais também produziram o filme com Roy Conli, a partir de um roteiro escrito por Clements, Musker e Rob Edwards, e uma história concebida pelos diretores e pela equipe de roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio.
O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando US$ 109 milhões em todo o mundo contra um orçamento de US$ 140 milhões, mas recebeu críticas geralmente positivas de críticos e do público. Foi indicado ao prêmio de Melhor Filme de Animação no 75º Oscar, mas perdeu para A Viagem de Chihiro (2001). O filme ganhou seguidores cult.
Sinopse
O jovem Jim Hawkins é um adolescente problemático que traz apenas dor de cabeça e problemas a sua mãe, a dona de uma pequena estalagem. O garoto encontra um raríssimo mapa para um fabuloso tesouro caçado por todos os navegantes espaciais. Mas neste instante, os tais piratas invadem a estalagem e causam um incêndio na mesma, quase matando Jim e sua mãe, que por um triz conseguem se salvar. Agora, o que o garoto mal podia esperar era que o embrulho seria um mapa até as lembranças das histórias de quando era criança. O mesmo levaria até o "butim de mil galaxias", o tesouro de Flint, um temido pirata espacial escondido no Planeta do Tesouro. A caçada começa com Jim, o Doutor, a Capitã Amélia e uma tripulação bastante suspeita comandada por John Silver, um ciborgue mal humorado que cuida da cozinha do navio.