Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes) é um filme de ação e ficção científica estadunidense de 2017 dirigido por Matt Reeves, que o coescreveu com Mark Bomback. A sequência de Planeta dos Macacos: O Confronto (2014), é a terceira parcela da série de filmes de reinicialização Planeta dos Macacos e o nono filme no geral. É estrelado por Andy Serkis como César, ao lado de Woody Harrelson e Steve Zahn.
O filme recebeu aclamação da crítica. Os elogios foram direcionados à direção de Reeves, performance de Serkis, efeitos visuais, temas, peso emocional, trilha sonora de Michael Giacchino e fotografia de Michael Seresin. Planeta dos Macacos: A Guerra foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 490 milhões, e recebeu inúmeros prêmios e indicações, incluindo indicações para Melhores Efeitos Visuais e Melhores Efeitos Visuais Especiais no 90º Oscar e no 71º British Academy Film Awards, respectivamente. Uma sequência independente, Planeta dos Macacos: O Reinado, foi lançada em 2024.
Sinopse
César e seu grupo são forçados a entrar em uma guerra contra um exército de soldados liderados por um impiedoso coronel. Depois que vários macacos perdem suas vidas no conflito, César luta contra seus instintos e parte em busca de vingança. Dessa jornada, o futuro do planeta poderá estar em jogo.