Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes) é um filme de ação e ficção científica estadunidense de 2014 dirigido por Matt Reeves e escrito por Mark Bomback e a equipe de roteiristas Rick Jaffa e Amanda Silver. A sequência de Planeta dos Macacos: A Origem (2011), é a segunda parcela da série de filmes de reinicialização Planet dos Macacos e o oitavo filme no geral. É estrelado por Andy Serkis como Caesar, ao lado de Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russell, Toby Kebbell e Kodi Smit-McPhee.
O filme recebeu críticas positivas, com elogios à direção de Reeves, efeitos visuais, performances do elenco, trilha sonora de Michael Giacchino, sequências de ação e profundidade emocional. Planeta dos Macacos: O Confronto foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 710 milhões, tornando-se o oitavo filme de maior bilheteria de 2014 e o filme de maior bilheteria da franquia. Também recebeu vários prêmios e indicações, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais. A sequência, Planeta dos Macacos: A Guerra, foi lançada em 2017.
Sinopse
Dez anos após seu último embate, um grupo de humanos sobrevivente de uma praga mortal ameaça a crescente nação de macacos geneticamente evoluídos de César. Ambos os lados são levados a uma guerra que pode determinar definitivamente a espécie dominante da Terra.
Pela mudança de polo, já que o anterior foi feito em São Paulo, os dois personagens que retornaram foram trocados, César tendo a voz de Guilherme Briggs (por já ter feito o personagem mais famoso de Andy Serkis, Gollum, em O Hobbit: Uma Jornada Inesperada) e Will a de Clécio Souto (dublador habitual do ator James Franco).