Pocahontas é um filme de animação musical histórico americano de 1995 baseado na vida da mulher Powhatan Pocahontas e na chegada de colonos ingleses da Virginia Company. O filme romantiza o encontro de Pocahontas com John Smith e sua lendária salvação de sua vida. Foi produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures.
O filme recebeu reações mistas de críticos e público, que elogiaram sua animação, performances de voz e música, mas criticaram sua história com sua falta de foco no tom. As imprecisões históricas e a licença artística do filme receberam respostas polarizadas. Pocahontas arrecadou mais de US$ 346 milhões nas bilheterias. O filme recebeu dois Oscars de Melhor Trilha Sonora de Musical ou Comédia para Menken e Melhor Canção Original por "Colors of the Wind".
De acordo com os críticos, a representação de Pocahontas como uma heroína poderosa influenciou filmes subsequentes da Disney como Mulan (1998) e Frozen (2013). O filme foi seguido por uma sequência direta para vídeo, Pocahontas II: Uma Jornada para o Novo Mundo, em 1998.
Sinopse
Pocahontas é filha do chefe da tribo. Quando os colonizadores ingleses chegam, ela se apaixona por John Smith. Mas os nativos não querem os ingleses levando suas riquezas e começam um conflito que somente o amor de Pocahontas e Smith pode apaziguar.