Sailor Moon Stars é a última saga da série que vai do Episódio 167 até o Episódio 200. No Japão foi transmitido desde 9 de março de 1996 até 8 de abril de 1997.
Sinopse
Assim como a temporada R, Sailor Stars é dividido em dois arcos:
O primeiro arco (também filler) resolve alguns conflitos da temporada SuperS de modo a se assemelhar ao início do arco final do mangá, e também vê o retorno do Outer Senshi, Haruka, Michiru, Setsuna e Hotaru (agora renascida como uma criança).
O segundo arco é o enredo real do mangá. Usagi se despede de Mamoru, que está indo para os Estados Unidos para estudar no exterior. Em seu lugar vem as Três Luzes, um trio de ídolos composto por três meninos, Seiya, Taiki e Yaten. O novo inimigo é Galaxia, uma mulher que deseja governar toda a galáxia coletando as Sementes Estelares dos humanos. Três novas Senshi aparecem, as Sailor Starlights, que também pretendem parar Galaxia sem a ajuda de Sailor Moon.
Apesar da mudança da abertura japonesa para "Sailor Star Song", a versão brasileira permaneceu com "Moonlight Densetsu", assim como na versão em espanhol latino. O encerramento, como aconteceu desde Sailor Moon R, ainda é o mesmo "Heart Moving".
Assim como na versão em espanhol latino, o nome e o sobrenome das identidades falsas das Sailor Starlights é invertido: no original, os três têm o mesmo prenome "Kō" com diferentes sobrenomes (Seiya, Yaten e Taiki). Na dublagem, "Kō" passa a ser o sobrenome.
Sobre o elenco[]
Na versão original, o grupo das Sailor Starlights e os Three Lights é interpretado por seiyus mulheres (Shiho Niiyama como "Seiya Kō / Sailor Star Fighter", Narumi Tsunoda como "Taiki Kō / Sailor Star Maker" e Chika Sakamoto como "Yaten Kō / Sailor Star Healer"), tanto em sua identidade masculina civil falsa quanto em sua forma original como Sailor Scouts quando se transformam.
No entanto, na dublagem em português brasileiro, optou-se por atribuir um dublador para a identidade falsa e uma dubladora para a verdadeira, ficando da seguinte maneira: Marcelo Campos como "Seiya Kō" enquanto Eleonora Prado como "Sailor Star Fighter", Tatá Guarnieri como "Taiki Kō" enquanto Denise Simonetto como "Sailor Star Maker" e Rodrigo Andreatto como "Yaten Kō" enquanto Letícia Quinto como "Sailor Star Healer".
Foi sugerido que essa mudança poderia ser atribuída a motivos de censura; no entanto, tanto na versão japonesa quanto nesta adaptação da história no anime dos anos 90, as Sailor Starlights / Three Lights são representadas em sua faceta de ídolos como garotos quando se referem a eles, sem mencionar sua caracterização masculina nessa fase. Além disso, é importante notar que em sua sequência de transformação, observa-se uma alteração na estrutura óssea e muscular de seus corpos, mudando de forma masculina para sua verdadeira forma feminina. Essa mudança fornece uma explicação mais coerente sobre a escolha dessa proposta para a dublagem.
Essa mesma proposta foi adotada na dublagem em espanhol latino (que foi a base para a versão brasileira), assim como na versão grega. Diferente da versão dublada em italiano, onde se optou por uma proposta semelhante, com a variação de afirmar que eram personagens diferentes devido a questões de censura, nas dublagens em hebraico e em português de Portugal manteve-se a escolha original de uma pessoa para ambas as facetas, sendo a única diferença o uso de atores. Apenas nas dublagens em castelhano da Espanha, cantonês, alemão e inglês da VIZ Media, escolheram atrizes para interpretar ambas as facetas.
Músicas[]
Tema de abertura: "Moonlight Densetsu" (versão BKS)
Tema de encerramento: "Heart Moving"
Vocais: Soraya Orenga
Transmissão[]
Televisão[]
Empresa
Data
Classificação
7 de março de 2002 - 23 de abril de 2002 (Exibição inédita)