Shrek 2 é um filme de animação americano de fantasia e comédia de 2004, vagamente baseado no livro infantil de 1990 Shrek!, de William Steig. Produzido pela DreamWorks Animation e PDI/DreamWorks, e distribuído pela DreamWorks Pictures, foi dirigido por Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon (em sua estreia na direção de longas-metragens) a partir de um roteiro de Adamson, Joe Stillman e da dupla de roteiristas J. David Stem e David N. Weiss, é a sequência de Shrek (2001) e o segundo filme da série Shrek.
Shrek 2 é o filme de maior sucesso da DreamWorks Animation até hoje e detinha o título de filme de animação de maior bilheteria de todos os tempos em todo o mundo até ser superado por Toy Story 3 em 2010. O filme recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Animação e Melhor Canção Original, e sua trilha sonora associada alcançou o Top 10 na Billboard 200 dos Estados Unidos. A sequência, intitulada Shrek Terceiro, foi lançada três anos depois, em 2007.
Sinopse
Shrek e Fiona acabaram de voltar da lua de mel e vivem felizes em sua casa no pântano. O casal recebe um convite dos pais da princesa, que querem conhecer o novo genro, para um jantar no castelo. Eles ficaram sabendo que Fiona havia se casado com o seu verdadeiro amor, mas o que eles ainda não sabem é que este amor é um ogro mal-educado de mais de 300 quilos, que conta com um burro falante como melhor amigo.
Segundo Duda Espinoza em Entrevista ao Desfoque Podcast, Carlos Seidl foi quem fez áudio-guia para o Bussunda no personagem Shrek nesse segundo filme, mas, diferente do Mauro Ramos (áudio-guia do Bussunda no Primeiro Flme), Carlos Seidl sabia que seria substituído por Bussunda