Sniper Americano (American Sniper) é um filme biográfico de drama de guerra americano de 2014, dirigido e coproduzido por Clint Eastwood e escrito e produzido por Jason Hall, baseado no livro de memórias de mesmo nome de Chris Kyle com Scott McEwen e Jim DeFelice. É estrelado por Bradley Cooper como Kyle e Sienna Miller como sua esposa Taya.
O filme recebeu críticas geralmente positivas, com elogios à atuação principal de Cooper e à direção de Eastwood, embora também tenha gerado alguma controvérsia sobre sua representação da Guerra do Iraque e do próprio Kyle. Arrecadou mais de US$ 547 milhões em todo o mundo, tornando-se o 13º filme de maior bilheteria de 2014, o filme de maior bilheteria com um lançamento amplo durante o mês de janeiro e o filme de maior bilheteria de Eastwood até o momento.
No 87º Oscar, Sniper Americano recebeu seis indicações, incluindo Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator para Cooper, ganhando finalmente uma de Melhor Edição de Som.
Sinopse
Chris Kyle é um atirador de elite das forças especiais da marinha dos Estados Unidos. Durante a Guerra do Iraque, sua missão é proteger seus companheiros e seu dever faz dele um dos maiores atiradores da história norte-americana. Sua precisão salva inúmeras vidas, mas também o torna um alvo preferencial. Quando Kyle finalmente volta para casa, ele descobre que não tem como deixar a guerra para trás.