Super Mario Bros.: O Filme é um filme animado de comédia e aventura de 2023 produzido por Shigeru Miyamoto e Chris Meledandri e dirigido por Aaron Horvath e Michael Jelenic (Os Jovens Titãs em Ação!), escrito por Matthew Fogel (Uma Aventura LEGO 2 e Minions 2: A Origem de Gru).
Baseado na famosa franquia de videogame Super Mario Bros., é a terceira adaptação cinematográfica da franquia, depois de Super Mario Bros.: Peach-Hime Kyushutsu Dai Sakusen! de 1986 e Super Mario Bros. de 1993, tendo estreia em 5 de abril de 2023.
Sinopse
A história é sobre a origem de como os famosos encanadores do Brooklyn, Mario e Luigi, acidentalmente entraram em um cano que os levará a conhecer um novo mundo, onde ao se separarem, Luigi é sequestrado e Mario conhecerá diferentes lugares e personagens para lutar contra a ameaça de Bowser.
Intérpretes Originais: Seth Rogen (Donkey Kong) e Eric Bauza (Diddy Kong)
Coros: George Andreas (arquivo) e Chris Sutherland (arquivo)
Escrito por: Grant Kirkhope (não creditado)
Galeria[]
Divulgação de Elenco e Equipe Técnica[]
Divulgação de Elenco[]
Raphael Rossatto como Mario
Manolo Rey como Luigi
Créditos de Dublagem[]
Título em Português
Amostras de Mídia[]
Trailers[]
SUPER MARIO BROS FILME - TEASER TRAILER OFICIAL
SUPER MARIO BROS - O FILME - Trailer Oficial (Universal Pictures) HD
SUPER MARIO BROS - O FILME - Trailer Final (Universal Pictures) HD
Super Mario Bros – O Filme - Super Mario Bros. Encanadores
Notas[]
Um aspecto notável da dublagem brasileira são os sotaques italianos implementados nos irmãos Mario e em sua família, algo que não está presente no áudio original e em nenhuma dublagem estrangeira do filme.
No teaser trailer, "Mushroom Kingdom" é localizado para "Reino dos Cogumelos", apesar de essa localização só ter sido usada nos desenhos animados, ao contrário dos jogos que localizaram "Mushroom Kingdom" para "Reino Cogumelo". Apesar disso, o filme corretamente chama a localização de "Reino Cogumelo".
Ainda no teaser, "Koopa" foi pronunciado como "Copa", enquanto no trailer final a pronúncia foi corrigida para "Cupa", como no original inglês.
Em um comercial de TV lançado em dezembro de 2022, comparando a dublagem do Toad com a do primeiro teaser, parece que essa ficava com mais efeito pra ficar fininha, mas logo depois de ter sido sumido, a Universal fez uma revisão de dublagem com a voz do Toad já "arrumada" em março de 2023.
Na versão brasileira do comercial dos Super Mario Bros. Encanadores, a Mulher no comercial foi dublada por Guilene Conte, dubladora da Princesa Peach em "O Super Show dos Irmãos Mario". Ainda no filme, Guilene foi substituída por Jéssica Vieira.
Além de ter participado da versão original do filme, Charles Martinet, dublador do Mario e Luigi nos jogos da franquia, também participou de algumas dublagens internacionais, incluindo a brasileira, onde fez o personagem Giuseppe.
No teaser trailer legendado do Patos!, as legendas dizem "o filme Super Mario Bros." em vez de "Super Mario Bros.: O Filme".
O nome do inimigo Bill Banzai (chamado Bomber Bill no áudio original) foi adaptado como Bill Balaço, com base na tradução brasileira de uma expansão do LEGO Mario.
Este é o primeiro filme animado da Illumination a não possuir Star Talents em seu elenco de dublagem principal depois de Hop: Rebelde Sem Páscoa.
Apesar de ter sido convidado como dublador, Giuseppe Oristanio, dublador do Homem cliente encanador, já foi um Startalent nos anos 80.
Marcos Castro, que dublou o Avô de Mario e um Toad comerciante, deu voz ao Mario durante a 11ª temporada da série animada Frango Robô.
Rodrigo Oliveira, dublador do Kamek no Teaser Trailer do filme, deu voz ao Mario em um episódio da série animada MAD.
Em um podcast com Claudio Galvan, Eduardo Drummond confirmou ter originalmente feito teste para a voz do Luigi, o mesmo disse ter tido dificuldades em imitar um sotaque italiano e por isso, não passou no teste. Mais tarde, fez teste para a voz do Toad junto do dublador Daniel Müller, e para sua surpresa, conseguiu dublar o personagem no filme.[1]