Tarzan é um filme de animação americano de 1999, gênero comédia dramática e aventura, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É baseado na história de 1912 Tarzan dos Macacos, de Edgar Rice Burroughs, sendo a primeira grande versão animada da história para o cinema. O filme foi dirigido por Kevin Lima e Chris Buck (em sua estreia como diretor) e produzido por Bonnie Arnold, a partir de um roteiro de Tab Murphy e da equipe de roteiristas Bob Tzudiker e Noni White.
O filme recebeu críticas positivas dos críticos, que elogiaram suas performances de voz, música, animação e sequências de ação. Contra um orçamento de produção de US$ 130 milhões (então o filme de animação tradicional mais caro já feito até Planeta do Tesouro em 2002), o filme arrecadou US$ 448,2 milhões em todo o mundo, tornando-se o quinto filme de maior bilheteria de 1999, o segundo filme de animação de maior bilheteria de 1999, atrás de Toy Story 2, e o primeiro filme de animação da Disney a estrear em primeiro lugar nas bilheterias norte-americanas desde Pocahontas (1995).
Ganhou o Oscar de Melhor Canção Original ("You'll Be in My Heart" de Phil Collins). O filme levou a muitos trabalhos derivados, como uma adaptação para a Broadway, uma série de televisão e duas continuações diretas para vídeo, Tarzan & Jane (2002) e Tarzan II (2005). Devido a problemas de licenciamento com Edgar Rice Burroughs, Inc., o uso desses personagens é limitado.
Sinopse
Um bebê perde os pais na selva. Órfão e sozinho, ele é encontrado por uma macaca que o cria como se fosse seu próprio filho. Tarzan cresce pensando ser um gorila, agindo e vivendo como tal. Quando uma equipe de pesquisadores chega à floresta, o rapaz percebe que é igual a eles. Tarzan encontra a bela Jane correndo perigo e a salva, apaixonando-se por ela. Ele se vê dividido entre o desejo de estar com gente da sua espécie e a lealdade com a família de gorilas que o criou.