Thor: O Mundo Sombrio (Thor: The Dark World) é um filme de super-herói estadunidense de 2013, baseado no herói homônimo da Marvel Comics, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures. É continuação de Thor, de 2011 e o oitavo filme do Universo Cinematográfico Marvel. Foi dirigido por Alan Taylor, roteirizado por Christopher Yost, Christopher Markus e Stephen McFeely, e estrelado por Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins e Christopher Eccleston.
O filme foi um sucesso comercial, arrecadando mais de US$ 644 milhões em todo o mundo e se tornando o décimo filme de maior bilheteria de 2013. Recebeu elogios pelas atuações de Hemsworth e Hiddleston, efeitos visuais e sequências de ação, mas foi criticado por seu vilão genérico e falta de profundidade. Retrospectivamente, Taylor expressou insatisfação com o filme e disse que a Marvel o alterou substancialmente de sua visão original durante a pós-produção. Duas sequências foram lançadas: Thor: Ragnarok (2017) e Thor: Amor e Trovão (2022).
Sinopse
Thor precisa contar com a ajuda de seus companheiros e até de seu traiçoeiro irmão Loki em um plano audacioso para salvar o universo. Entretanto, os caminhos de Thor se cruzam com Jane Foster e, dessa vez, a vida dela está realmente em perigo.