Up: Altas Aventuras (Up) é um filme americano de animação, comédia dramática e aventura de 2009, produzido pela Pixar Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por Pete Docter, co-dirigido por Bob Peterson, e produzido por Jonas Rivera. Docter e Peterson também escreveram o roteiro e a história do filme, com Tom McCarthy co-escrevendo a última. O filme é estrelado pelas vozes de Ed Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai e Bob Peterson.
O filme foi aclamado por seu roteiro, animação, personagens, temas, narrativa, profundidade emocional, humor, performance vocal de Asner, Giacchino's partitura musical e a sequência de abertura. O National Board of Review e o American Film Institute nomearam Up como um dos dez melhores filmes de 2009. Up arrecadou US$ 735,1 milhões em todo o mundo, terminando sua exibição nos cinemas como o sexto filme de maior bilheteria de 2009. Foi indicado a cinco prêmios no 82º Oscar, vencendo dois, e recebeu inúmeros outros elogios. Entre as indicações ao Oscar, tornou-se o segundo de três filmes de animação a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme (depois de A Bela e a Fera de 1991 e antes de Toy Story 3 de 2010), perdendo finalmente para Guerra ao Terror. Uma sequência curta, A Vida de Dug, estreou na Disney+ em 1º de setembro de 2021.
Sinopse
Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.