Vida de Inseto (A Bug's Life) é um filme de comédia de animação americano de 1998 produzido pela Pixar Animation Studios para a Walt Disney Pictures. É o segundo longa-metragem da Pixar, depois de Toy Story (1995). O filme foi dirigido por John Lasseter, co-dirigido por Andrew Stanton (em sua estreia na direção) e produzido por Darla K. Anderson e Kevin Reher, a partir de um roteiro escrito por Stanton, Donald McEnery e Bob Shaw, e uma história concebido por Lasseter, Stanton e Joe Ranft. É estrelado pelas vozes de Dave Foley, Kevin Spacey, Julia Louis-Dreyfus e Hayden Panettiere.
O filme foi lançado nos Estados Unidos em 25 de novembro. Recebeu críticas positivas por sua animação, história, humor e dublagem. Tornou-se um sucesso comercial, tendo arrecadado US$ 363 milhões de bilheteria. Foi o primeiro filme a ser transferido digitalmente quadro a quadro e lançado em DVD, e foi lançado diversas vezes em vídeo doméstico.
Sinopse
Flik é uma formiga cheia de ideias e sempre causa problemas na sua colônia. Seu último acidente foi destruir os alimentos que seriam usados para pagamento ao gafanhoto Hopper. Agora, Hopper está exigindo o dobro, senão a colônia será aniquilada. Para evitar o desastre, Flik tenta recrutar combatentes para defender o local, e quando encontra um bando de insetos voadores, ele acredita que encontrou a sua salvação.