WALL·E é um filme americano de animação romântica de ficção científica de 2008 produzido pela Pixar Animation Studios para a Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por Andrew Stanton, produzido por Jim Morris e escrito por Stanton e Jim Reardon. É estrelado pelas vozes de Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, John Ratzenberger, Kathy Najimy, com Sigourney Weaver e Fred Willard.
O filme foi aclamado pela crítica por sua animação, história, dublagem, personagens, recursos visuais, trilha sonora, design de som, roteiro, uso de diálogo mínimo e cenas de romance. Também foi um sucesso comercial, arrecadando US$ 521,3 milhões em todo o mundo e se tornando o nono filme de maior bilheteria de 2008. Ganhou o Globo de Ouro de 2008 de Melhor Longa-Metragem de Animação, o Prêmio Hugo de 2009 de Melhor Apresentação Dramática Longa, o Prêmio Nebulosa final de Melhor Roteiro, o Prêmio Saturno de Melhor Filme de Animação e o Oscar de Melhor Filme de Animação. Melhor Filme de Animação com cinco indicações adicionais ao Oscar.
O filme foi amplamente apontado por críticos e organizações, incluindo o National Board of Review e o American Film Institute, como um dos melhores filmes de 2008, e para ser considerado um dos maiores filmes de animação já feitos. Em 2021, WALL·E se tornou o segundo longa-metragem da Pixar (depois de Toy Story) a ser selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".
Sinopse
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL·E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz uma nova e moderna robô: EVA. A princípio curioso, WALL·E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.
A voz do personagem Auto, no áudio original, foi feita usando MacInTalk, um programa de conversão de texto em áudio presente nos computadores Macintosh, da Apple.